Dados extraídos do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros 2020 revelam que 72% dos departamentos jurídicos pesquisados investem até 10% de seu orçamento anual em novas tecnologias, e quatro em cada dez deles declararam que o aumento no investimento vem acontecendo nos últimos dois anos. Isso mostra como as empresas estão preocupadas em reduzir tarefas repetitivas e otimizar o trabalho dos colaboradores jurídicos.
A inovação tecnológica se estende ao mercado jurídico como um todo, não se restringindo apenas ao corporativo. Segundo o McKinsey Global Institute, cerca de 25% do trabalho de um advogado pode ser automatizado e a adoção de tecnologias permite reduzir as horas de trabalho em 13%. Isso contribui para que profissionais que atuam em escritórios de advocacia se dediquem às operações estratégicas e tomadas de decisão mais complexas, deixando o trabalho burocrático e manual para máquinas e inteligências artificiais.
O departamento jurídico também está, além de mais tecnológico, mais integrado com os outros setores das empresas e contribuindo diretamente no sucesso geral da organização. Confira quais são os melhores investimentos que podem ser realizados em áreas jurídicas corporativas.