Conheça o Relatório de Desempenho na Pesquisa (RDP): ferramenta de autoconhecimento nos escritórios | Análise
Análise

Conheça o Relatório de Desempenho na Pesquisa (RDP): ferramenta de autoconhecimento nos escritórios

Com base nos dados da pesquisa da ANÁLISE ADVOCACIA, equipe da Análise Editorial separa informações sobre escritórios e seus advogados em apresentação personalizada

5 de December de 2023 19h10

Sócios e advogados se reúnem para a apresentação do Relatório de Desempenho na Pesquisa (RDP). A cena se repete anualmente. Dados e análises feitos por uma equipe de especialistas da Análise Editorial são expostos aos escritórios que contratam o serviço a fim de conhecerem melhor detalhes de sua performance na pesquisa de admiração. Informações exclusivas sobre a pesquisa, comparativo histórico, áreas de atuação votadas e setores econômicos de origem dos eleitores são reveladas na ocasião.

Disponível desde 2012, o Relatório se baseia em dados coletados durante a pesquisa do anuário ANÁLISE ADVOCACIA, que elege os escritórios e advogados Mais Admirados do ano. Liderada pelo diretor comercial da Análise Editorial, Alexandre Raciskas, a equipe responsável recebe, em média, 50 solicitações do RDP a cada ano.

A contratação do serviço implica na confecção de um documento personalizado, contendo a metodologia e critérios da pesquisa, bem como detalhes sobre a pontuação nos rankings. Além disso, inclui apresentação personalizada para os interessados, realizada como uma consultoria exclusiva pela equipe da Análise Editorial. O valor do relatório é customizado para cada escritório, levando em consideração o volume de informações disponíveis no banco de dados da editora.

Com as informações fornecidas pelo RDP, a banca tem a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre os votos, obtendo detalhes significativos, tais como os setores econômicos, os advogados mencionados com seus nomes e especialidades, além de informações sobre a quantidade de pontos que faltaram para serem considerados "Mais Admirados".

Sobre os eleitores, o relatório destaca a quantidade de clientes que votaram ou não no escritório. Também são apresentadas informações sobre a coincidência de votos entre bancas e seus advogados, assim como votos relacionados ao faturamento, sede e setor econômico da empresa votante. O documento preserva a confidencialidade ao não revelar o nome da empresa ou do executivo responsável pelo voto.

"Esse processo possui histórico. Desde 2006 para cá, a banca poderá ter acesso e noção à evolução histórica do seu desempenho em nossa pesquisa: crescimento ou queda, caiu porque, subiu porque, em que momento ocorreu isso e saber qual especialidade está bombando. Quando os sócios tomam conhecimento dessas informações, podem usar este relatório como um verdadeiro instrumento de gestão para tomada de decisões", completou.

O relatório apresenta, ainda, um perfil comparativo entre o escritório contratante e os outros Mais Admirados, sem revelar os nomes dos demais, posicionando o contratante em relação à média de votos e pontos dos escritórios Top10 da categoria, todos de sua categoria, por tamanho, por localidade da sua sede e a média de todos da edição.

A evolução dos votos e pontos por advogado e escritório, tanto os considerados Admirados quanto os citados, também pode ser explorada. Vale ressaltar que há mais advogados citados do que aqueles que figuram na publicação, devido a não atingirem as notas de corte estabelecidas.

A edição do anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2023/2024 foi lançada às 11h da quarta-feira, dia 23 de novembro, na TV Análise, durante o Programa Análise Advocacia. Neste ano, 1.169 escritórios de advocacia e 2.834 advogados Mais Admirados em 19 especialidades foram eleitos com base na opinião de 1.067 executivos jurídicos e financeiros das maiores empresas do país.

Além da distribuição gratuita e direcionada, a revista pode ser adquirida na Casa do Livro Jurídico, em São Paulo. Todos os escritórios e advogados Mais Admirados de todas as edições da publicação podem ser consultados no site da Análise.

Imagem: Análise Editorial/Canva
Advogados Mais AdmiradosAlexandre RaciskasANÁLISE ADVOCACIA 2023/2024Escritórios Mais AdmiradosMais AdmiradosRelatório de Desempenho na Pesquisa