Quem vota
Heads jurídicos e responsáveis setoriais da área que atuam nas maiores empresas do país, conforme a lista Análise Editorial - As Maiores Empresas do Brasil. Mais de 2 mil companhias e instituições integram esse grupo, que busca representar a economia brasileira de forma abrangente e criteriosa.
O principal critério para compor a lista de empresas pesquisadas é a receita líquida ou o patrimônio líquido, no caso de instituições financeiras. A lista contempla também todas as empresas com ações negociadas em Bolsa de Valores, independentemente do faturamento, e algumas instituições de representação de classes e da sociedade, pela contribuição que proporcionam ao desenvolvimento do país e para a disseminação das boas práticas empresariais.
Onde posso ser eleito um mais admirado?
Nas 19 especialidades do Direito pesquisadas - Agrário, Ambiental, Arbitragem, Compliance, Comércio Internacional, Concorrencial, Consumidor, Contratos Empresariais, Cível, Digital, Imobiliário, Operações Financeiras, Penal, Previdenciário, Propriedade Intelectual, Regulatório, Societário, Trabalhista, Tributário. Em setores econômicos - de acordo com a principal atividade da empresa cujo representante jurídico respondeu à pesquisa. Por estado - segundo a localização geográfica declarada da sede das bancas e, no caso dos advogados, de acordo com o local em que atuam.
Como funciona a votação
Os responsáveis jurídicos são convidados a votar em até três bancas e em até três advogados por ordem de admiração em cada uma das 19 especialidades analisadas. Se não repetir respostas, o entrevistado pode citar até 57 escritórios e 57 advogados.
As entrevistas são realizadas pelos pesquisadores da Análise Editorial, que entram em contato previamente e agendam a conversa com o executivo. Telefonemas não originados na editora, ou seja, recebidos pela equipe de pesquisa, são desprezados para efeito do levantamento.
Conversão de votos em pontos
Após a conclusão da votação, os dados apurados passam por um processo de tratamento estatístico desenvolvido sob a supervisão do professor Galo Lopez Noriega, MSc em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, vice-presidente de Educação Corporativa da TBRG Educorp e professor das escolas BSP, FIA, Ibmec e IDEA9.
Um peso é atribuído a cada voto recebido pelos escritórios e pelos profissionais. Para cada voto recebido em primeiro lugar, o escritório ou o advogado recebe 2 pontos; para cada voto em segundo lugar, 1,5 ponto; e, para cada voto em terceiro, 1 ponto.
Realizada essa conversão, os pontos são somados. Os escritórios e os advogados que somarem o maior número de pontos serão classificados em rankings. No caso de advogado que, após o processo de pesquisa, deixou a banca e está ou não vinculado a outro escritório, seu nome é mantido nas listas de profissionais.
Como são preparados os rankings
As listas podem trazer a divisão de admiração em até cinco patamares: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º. A ordem de apresentação dos nomes em cada patamar obedece ao critério alfabético. Os rankings são preparados com base na pontuação recebida e na aplicação dos quartis de corte estabelecidos estatisticamente.
Algumas tabelas podem não trazer a divisão por patamares nem apresentar um único nome. Isso acontece toda vez que a pontuação não permite a definição de um segundo lugar. Na hipótese de número insuficiente de citados ou de pontuação muito próxima entre os mais admirados também não apresentamos a divisão por patamares.
Participação dos escritórios
Além da pesquisa com os representantes jurídicos das empresas, a equipe da Análise Editorial procura as bancas para que elas forneçam informações que permitam conhecer suas estruturas, sua atuação e os profissionais que as compõem. Esses dados são fundamentais para a apresentação mais completa de dados sobre os mais admirados.
Para preencher o questionário, as bancas de advocacia recebem um login e uma senha, com os quais podem acessar a base de dados on-line da Análise Editorial, inserir e atualizar suas informações. Para a execução deste anuário, partimos do princípio de que todas as informações prestadas são fidedignas. Em casos pontuais, diante de alguma discrepância que salte aos olhos, são realizadas checagens adicionais.
Total de entrevistas
Em 2019, foram realizadas 1.125 entrevistas, entre os dias 25 de junho e 30 de agosto. Foram entrevistados profissionais de empresas com sede em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, que atuam em 82 diferentes setores da economia. Apesar de terem sido procuradas, as empresas dos estados do Acre, Amapá, Paraíba, Rondônia, Roraima e Sergipe não responderam ao levantamento. Mais de 1,9 mil escritórios e 5,3 mil advogados receberam ao menos um voto, em primeiro, segundo ou terceiro lugar.
Quem foi admirado
Nesta edição, o anuário reúne os 967 escritórios e os 2.300 advogados mais admirados. Os eleitos são definidos com base no ranking de especialidades, de setores econômicos das empresas votantes e das unidades federativas das sedes dos escritórios de advocacia. No caso dos advogados, leva-se em conta a matriz de sua banca ou a filial em que atua.