Análise Advocacia Mulher: ranking exibe os destaques femininos da advocacia | Análise
Análise

Análise Advocacia Mulher: ranking exibe os destaques femininos da advocacia

A segunda edição conta com 509 profissionais estreantes, sendo que 252 delas nunca figuraram em nenhum outro ranking da Análise Editorial

10 de March de 2022 12h20

O ano de 2022 traz a continuação de um projeto da Análise Editorial que estreou com grande sucesso: o ANÁLISE ADVOCACIA MULHER. Produzido pela primeira vez no ano passado, o ranking surgiu com o intuito trazer aos holofotes mais talentos femininos da advocacia, chega à sua segunda edição recheada de novidades e informações relevantes sobre as profissionais que atuam no Direito.

Diferente da primeira edição, que contava, tanto como o recorte foi desenvolvido, quanto sua importância para a diversidade e equidade na advocacia, o novo ranking vai além e apresenta não só as listas e o perfil da advogada Mais Admirada, mas também apresenta profissionais que são referência no mercado jurídico, que construíram histórias inspiradoras ao longo de sua trajetória. Entre elas, estão advogadas que lideram suas próprias bancas, que estão em posições de destaque na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e nos Tribunais Superiores, que conquistaram seus espaços antes dos 35 anos e, ainda, as que já superaram a marca dos 70 anos e permanecem em plena atividade da prática jurídica. E para conferir quem são as Mais Admiradas, clique aqui.

Os dados da edição

O ANÁLISE ADVOCACIA MULHER 2022 conta com 1.175 profissionais Mais Admiradas, sendo que 252 delas estão figurando pela primeira vez num ranking publicado pela Análise Editorial; o total representa 67% a mais de mulheres do que as listadas no ANÁLISE ADVOCACIA 2021. As informações de destaque da edição incluem, por exemplo, Direito Trabalhista como área que mais elegeu profissionais - concentrando 166 delas - e Direito Societário sendo a especialidade na qual as advogadas mais indicaram atuar, com 18% das menções. Além disso, a grande maioria das eleitas têm entre 41 a 50 anos de idade, e quatro em cada dez das Mais Admiradas têm de 20 a 29 anos de carreira.

Os levantamentos da publicação também mostram o investimento das profissionais em aperfeiçoamento acadêmico: oito em cada dez delas realizaram ao menos um curso de especialização após a graduação, enquanto 35% possuem mestrado e 13% concluíram um doutorado. Já em relação aos estados que mais concentram advogadas eleitas o destaque é para São Paulo (469), seguido do Rio de Janeiro (133); na região Nordeste, Bahia lidera o ranking com 24 profissionais.

Confira estes e outros dados especiais, além de histórias inspiradoras no e-book do ANÁLISE ADVOCACIA MULHER 2022. Confira aqui.

2022ADV MULHERAdvocacia Mulher 2022Análise Advocacia MulherAnalise Advocacia Mulher 2022E-bookebookebooksiteEstreantesMais AdmiradasRankingSegunda EdiçãoSegundo ano