Nos dias 25 e 26 de abril, a Connect Law Seminários realizou o Legal Business Development 2024. O evento foi realizado online, com o objetivo de permitir que advogados e administradores de todo o país pudessem participar e imergir em benchmarking no desenvolvimento de negócios.
Alexandre Secco, sócio e conselheiro editorial da Análise Editorial, apresentou um painel ao lado de Paulo Renato César, da 3Motions Treinamentos, sobre "Estratégia Go-To-Marketing: como o posicionamento correto do seu serviço jurídico é essencial para a maximização de lucros do seu escritório".
Defina seu público, faça as perguntas certas e determine objetivos claros. Segundo Secco e César, essas são as premissas determinantes para o sucesso do marketing em conjunto com o escritório. Os especialistas afirmam que grande parte dos escritórios sofre por criar expectativas que o marketing não consegue atingir. Isso gera ruído na comunicação e na contratação dos serviços.
Secco e César discutiram o posicionamento de mercado dos escritórios durante a palestra. Para eles, o direcionamento que o escritório deve seguir deve ser explicitado para que o marketing possa direcionar o trabalho ao público-alvo. "Marketing é tudo aquilo que se faz para aproximar quem precisa de alguma coisa, de quem tem essa coisa para oferecer", disse Alexandre.
Paulo Renato ressaltou a importância do alinhamento entre comunicação, planejamento estratégico e equipe comercial do escritório para que a captação de clientes não seja função apenas do marketing. Para ele, é essencial ter "toda expertise na comunicação, associada com o planejamento estratégico, e depois o comercial fazer contato em alto nível, sem viés mercantil, trazendo, após uma reunião de networking, os clientes para o escritório".
Secco destacou, ainda, a importância das perguntas certas e a sinergia entre o marketing do escritório e a equipe comercial.
"O que eu preciso falar? Para quem eu preciso falar? E quais canais eu vou usar para falar? Se o pessoal de vendas fizer um exercício muito parecido, se perguntando: 'O que é o que eu tenho para vender? Para quem eu quero vender? E que canal eu vou usar para vender os meus serviços?' Evidentemente que você vai ter uma dupla imbatível", afirmou Secco.
Também foi debatida a necessidade de entender o porte do seu escritório antes de contratar um serviço de comunicação. Secco e Paulo falaram sobre as bancas que anseiam mais espaço na mídia e maior repercussão seus casos. Porém, nem sempre existe um suporte dentro de todas as bancas para lidar de forma saudável com essa exposição, o que ocasiona uma demanda maior de trabalho.
A sugestão dos palestrantes para esse tipo de situação é estudar bem a sua realidade, traçando um plano de crescimento de acordo com a estrutura que a sua banca tem no momento, e assim dar passos em direção ao lugar onde pretende chegar, utilizando a contratação da assessoria de imprensa para o meio jurídico.
A importância da comunicação abrangente e em diversos meios também foi tema da palestra, onde um grande comunicador serviu de exemplo: "O Luciano Huck tem, talvez, o maior canhão de comunicação aqui no Brasil. Ele tem a Rede Globo, ele tem uma tarde na Rede Globo, fala com dezenas de milhões de pessoas e há 10 dias, ele decidiu anunciar que estava entrando no LinkedIn porque precisava se comunicar com o mercado", ressaltou Secco. "Vejam vocês: Luciano Huck precisava de uma rede social para se comunicar também."