A nova diretora jurídica do Grupo Nós, Yasmin Montoni, inicia uma nova etapa na carreira em 2026. Seu ingresso na empresa tem como propósito fortalecer um jurídico pró-negócio, próximo da operação, atuando desde contratos de fornecimento até contratos de locação, especialmente porque a companhia tem um plano agressivo de expansão de lojas.
Montoni iniciou sua carreira no setor bancário. A partir daí, atuou em redes de varejo, como Walmart e Carrefour. Depois, passou por uma rede de varejo de utilidades domésticas no interior de São Paulo, onde atuou como head jurídica. Recentemente, esteve na Plurix, uma holding de varejo investida do Pátria Investimentos. A partir do dia 19 de janeiro, assumiu, a convite do OXXO, a gerência jurídica. O OXXO conta hoje com cerca de 600 lojas e está finalizando uma joint venture entre Raízen e FEMSA, passando a ser 100% FEMSA.
Sobre a transição
Sobretudo, o principal fator da mudança, segundo Yasmin, foi o dinamismo do varejo e o forte plano de expansão da companhia. Trata-se de uma empresa jovem, com apenas cinco anos, que nasce da união de duas grandes estruturas, Raízen e FEMSA.
"Estar em uma empresa em construção, com o jurídico participando ativamente desse processo, me motiva muito. É um trabalho de alinhamento de fluxos, melhoria de processos e apoio direto à abertura de novas lojas em prazos cada vez mais curtos. Fazer parte dessa construção foi determinante para a minha decisão." declara Montoni.
A nova colocação representa um passo importante de consolidação na carreira. Assumir a posição de head jurídica da Oxxo, liderando um jurídico que possui uma equipe robusta, é um avanço significativo para a executiva que anteriormente lidou com equipes reduzidas. Sua prioridade é fortalecer as relações internas e apoiar juridicamente a operação de forma preventiva, ajudando a destravar o negócio. Isso envolve desde análises contratuais até consultorias do dia a dia que impactam diretamente a operação, como negociações com locadores e sindicatos.
Posteriormente, o objetivo é sair de uma atuação reativa, focada em "apagar incêndios", para um modelo preventivo. Um bom contrato evita judicialização e um desligamento bem conduzido reduz passivos trabalhistas, por exemplo. "Meus próximos passos serão o desenvolvimento de pessoas. Gosto muito de trabalhar com equipes diversas e multidisciplinares, ajudando no crescimento profissional dos colaboradores. No entanto, vejo isso também como uma função social da liderança." afirma a diretora jurídica.
O principal desafio será apoiar, de forma ágil e estruturada, o time de expansão na abertura de lojas, de acordo com Yasmin. A abertura de lojas é uma característica da companhia e exige muito do jurídico, especialmente considerando que a equipe ainda é enxuta. O planejamento prevê a inauguração de cerca de 130 lojas entre janeiro e dezembro de 2026. Ou seja, é um volume expressivo de contratos e demandas, que precisa ser gerido em conjunto com outras áreas, sem perder qualidade e segurança jurídica. Desafio que ela diz estar entusiasmada para enfrentar.
Sobre o Grupo Nós
O Grupo Nós é uma empresa brasileira do setor de varejo alimentar, formada pela parceria entre a Raízen e a FEMSA. Controla as marcas OXXO, Shell Select e OXXO Posto, com foco em conveniência, proximidade e expansão acelerada no país. Em razão disso, atua com estratégia integrada de inovação, eficiência operacional e experiência do consumidor.

