VMCA apresenta nova especialista em proteção de dados e tecnologia | Análise
Análise

VMCA apresenta nova especialista em proteção de dados e tecnologia

Nathalie Fragoso é doutora em Sociologia do Direito e coordenou a área de Privacidade e Vigilância do InternetLab

31 de May de 2022 8h
Nathalie Fragoso atua com proteção de dados e tecnologia, com foco em regulação de internet (Imagem: Divulgação)

O setor de Proteção de Dados e Privacidade do Vinicius Marques de Carvalho Advogados (VMCA), que há três anos atende clientes no desenho e na revisão de políticas internas e externas no segmento, reforçou a especialidade com o ingresso de Nathalie Fragoso ao quadro societário. Ela deverá responder à crescente procura relacionada à conformidade com a LGPD, aos debates da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) sobre regulações e medidas recentes, e demais normas pertinentes em nível internacional.

A nova sócia relata que sua admissão foi proposta por Marcela Mattiuzzo, responsável pela prática no escritório. Além da grande afinidade com a equipe, para além de interesses profissionais, a advogada maceioense cita o incentivo da firma em relação à inserção de seus colaboradores na produção acadêmica, atenção a quesitos como diversidade e inclusão — tendo um time predominantemente constituído por mulheres —, e o ambiente de trabalho estimulante, que ela define como uma combinação de excelência com reconhecimento.

Nathalie liderou a área de Privacidade e Vigilância do centro de pesquisa em direito e tecnologia InternetLab, conduzindo estudos sobre tratamento de dados em políticas públicas — como o Programa Bolsa Família —, debates regulatórios no contexto da pandemia e cooperação internacional em matéria penal, por exemplo. Também foi assessora de advocacy no Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e na Rede Justiça Criminal, além de coordenadora da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama, vinculada à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

No último ano, ela atuou na firma Davi Tangerino & Salo de Carvalho Advogados, assessorando e representando empresas de tecnologia na formulação e operacionalização de protocolos de interação e fornecimento de dados a agências penais. Em sua visão, as principais demandas do mercado atualmente estão relacionadas à adequação, regulação e litígios transversais, bem como questões regulatórias e desafios de compatibilização pendentes, exigindo atualizações e análises de impacto da atividade normativa e regulamentação de algumas autoridades.

Segundo Nathalie, a oportunidade de agir em processos sociais de grande relevância para a vida coletiva foi o que a guiou durante o curso de Direito, concluído pela USP; além da graduação, realizou — na mesma instituição — o doutorado em Sociologia do Direito, e possui ainda um LL.M pela Ludwig-Maximilians-Universität München, na Alemanha. É professora da pós-graduação executiva em Direito e Tecnologia do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), e integra o Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu).

A sociedade do VMCA é composta por seis membros, com atuação nas áreas de Concorrência, Tecnologia e Proteção de Dados, Negócios de Impacto e Terceiro Setor. Inaugurado em 2017 na capital paulista, o escritório recebeu destaque em quatro edições do anuário ANÁLISE ADVOCACIA, figurando como Mais Admirado em oito rankings do último levantamento.

Agências PenaisAnálise AdvocaciaANPDAutoridade Nacional de Proteção de DadosCADHuColetivo de Advocacia em Direitos HumanosDavi Tangerino & Salo de Carvalho AdvogadosDireito e TecnologiaDireito PenalDireito RegulatórioDiversidade e InclusãoEscritório Mais AdmiradoIDDDInstituto de Defesa do Direito de DefesaInternetLabLei Geral de Proteção de DadosLGPDLitígios TransversaisMarcela MattiuzzoNathalie FragosoNova SóciaPolíticas PúblicasPrivacidade e VigilânciaProteção de Dados e PrivacidadeRede Justiça CriminalSociologia do DireitoTratamento de DadosVinicius Marques de Carvalho AdvogadosVMCA