O setor de Proteção de Dados e Privacidade do Vinicius Marques de Carvalho Advogados (VMCA), que há três anos atende clientes no desenho e na revisão de políticas internas e externas no segmento, reforçou a especialidade com o ingresso de Nathalie Fragoso ao quadro societário. Ela deverá responder à crescente procura relacionada à conformidade com a LGPD, aos debates da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) sobre regulações e medidas recentes, e demais normas pertinentes em nível internacional.
A nova sócia relata que sua admissão foi proposta por Marcela Mattiuzzo, responsável pela prática no escritório. Além da grande afinidade com a equipe, para além de interesses profissionais, a advogada maceioense cita o incentivo da firma em relação à inserção de seus colaboradores na produção acadêmica, atenção a quesitos como diversidade e inclusão — tendo um time predominantemente constituído por mulheres —, e o ambiente de trabalho estimulante, que ela define como uma combinação de excelência com reconhecimento.
Nathalie liderou a área de Privacidade e Vigilância do centro de pesquisa em direito e tecnologia InternetLab, conduzindo estudos sobre tratamento de dados em políticas públicas — como o Programa Bolsa Família —, debates regulatórios no contexto da pandemia e cooperação internacional em matéria penal, por exemplo. Também foi assessora de advocacy no Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e na Rede Justiça Criminal, além de coordenadora da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama, vinculada à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
No último ano, ela atuou na firma Davi Tangerino & Salo de Carvalho Advogados, assessorando e representando empresas de tecnologia na formulação e operacionalização de protocolos de interação e fornecimento de dados a agências penais. Em sua visão, as principais demandas do mercado atualmente estão relacionadas à adequação, regulação e litígios transversais, bem como questões regulatórias e desafios de compatibilização pendentes, exigindo atualizações e análises de impacto da atividade normativa e regulamentação de algumas autoridades.
Segundo Nathalie, a oportunidade de agir em processos sociais de grande relevância para a vida coletiva foi o que a guiou durante o curso de Direito, concluído pela USP; além da graduação, realizou — na mesma instituição — o doutorado em Sociologia do Direito, e possui ainda um LL.M pela Ludwig-Maximilians-Universität München, na Alemanha. É professora da pós-graduação executiva em Direito e Tecnologia do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), e integra o Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu).
A sociedade do VMCA é composta por seis membros, com atuação nas áreas de Concorrência, Tecnologia e Proteção de Dados, Negócios de Impacto e Terceiro Setor. Inaugurado em 2017 na capital paulista, o escritório recebeu destaque em quatro edições do anuário ANÁLISE ADVOCACIA, figurando como Mais Admirado em oito rankings do último levantamento.