VMCA anuncia dois novos sócios para a área de Negócios de Impacto e Terceiro Setor | Análise
Análise

VMCA anuncia dois novos sócios para a área de Negócios de Impacto e Terceiro Setor

Aline Viotto e Flávio Prol serão co-heads do setor

19 de March de 2021 12h

Com a proposta de ampliar ainda mais a sua atuação em Negócios de Impacto e Terceiro Setor, o escritório Vinicius Marques de Carvalho Advogados (VMCA), com ampla experiência no setor público, anunciou Aline Viotto e Flávio Marques Prol como novos sócios e co-heads. O foco é assessorar organizações da sociedade civil, negócios de impacto e startups, formatação jurídica, execução e avaliação de projetos estratégicos, incluindo o desenvolvimento de políticas de privacidade e proteção de dados.

Aline Viotto é a nova sócia do VMCA (Imagem: Divulgação)

Mestre em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), antes de ingressar no VMCA, Aline atuava como coordenadora da área de advocacy do Grupo de Instituições, Fundações e Empresas - GIFE, onde liderou ações de incidência política e jurídica para promoção de alterações normativas de fomento às organizações da sociedade civil. Ainda foi responsável por promover articulação entre diferentes atores e coordenou a produção de pesquisas sobre temas do terceiro setor.

Ela conta que, no final de 2020, foi convidada por Diogo Sant'ana para trabalhar no VMCA. Na época, ela afirma que já avaliava a possibilidade de retornar à advocacia por acreditar que essa seria uma forma de contribuir diretamente na solução de problemas jurídicos para as organizações da sociedade civil e os negócios de impacto. A advogada aceitou o convite, pois a proposta reunia alguns elementos que considerava centrais, além da possibilidade de atuar com Sant'ana, profissional a quem admira.

A pandemia e o contexto econômico e social atual do Brasil trouxeram grandes desafios para a sociedade e têm demandado transformações e construções de soluções inovadoras do poder público, do setor privado e da sociedade civil organizada, explica Aline. Segundo ela, nessa conjuntura adversa, surgiram diversas iniciativas positivas de mobilização social e de compromisso dos diversos setores em combater os efeitos da pandemia e em propor alternativas para o desenvolvimento do país. As organizações e as empresas têm muito a contribuir para a superação dos desafios atuais, mas também precisam estar atentas às adaptações que esse contexto exige. As demandas atuais da área estão diretamente conectadas ao momento em que a banca está empenhada em contribuir com as entidades na construção de saídas e respostas.

Flávio Marques Prol é o novo sócio do VMCA (Imagem: Divulgação)

Flávio é mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Ele retorna ao VMCA, onde trabalhou como advogado associado, entre 2017 e 2018, atuando em dezenas de consultas jurídicas de empresas e associações sobre aspectos concorrenciais, na negociação de acordos com o CADE e em consultoria jurídica para projetos estratégicos de organizações do terceiro setor. Antes disso, o advogado coordenou projetos educacionais na Fundação Lemann, atuando especialmente com temas relacionados à gestão pública da educação, compras públicas de tecnologia, educação, fortalecimento e sustentabilidade de projetos educacionais.

Também teve relevante experiência na administração pública, ocupando o cargo de subsecretário de planejamento, orçamento e administração do Ministério da Justiça, onde liderou gestão de projetos, processos e a área administrativa do órgão. No Ministério, foi coordenador-geral de planejamento.

Na opinião do advogado, além de dar continuidade ao que já estava sendo desenvolvido, as expectativas para realizarem um bom trabalho são ótimas. É cada vez maior a demanda por uma atuação jurídica conectada com as necessidades urgentes e imediatas de organizações de terceiro setor e negócios de impacto, sem que essa atuação assuma uma roupagem excessivamente formal ou burocrática. Flávio também acredita que as experiências de ambos vão ao encontro dessa demanda. E comenta que a percepção é de que esse plano vem acompanhado da necessidade de que a atuação jurídica seja capaz de entender a linguagem do governo, do Judiciário e da promoção de pautas de interesse público.

Na edição de 2020 do Análise Advocacia 15 anos, o escritório Vinicius Marques de Carvalho Advogados (VMCA), foi eleito Mais Admirado em duas especialidades do Direito, quatro setores econômicos e no estado de São Paulo.

Aline ViottoAnálise AdvocaciaDiogo Sant'anaEscritório Mais AdmiradoFlávio Marques ProlMinistério da JustiçaNegócios de ImpactoNovos SóciosSóciosTerceiro SetorVinicius Marques de Carvalho AdvogadosVMCA