Marcelo Zenkner, conhecido por sua atuação no combate à corrupção empresarial e como diretor executivo de governança e conformidade pela Petrobras, anunciou recentemente sua saída da companhia, e o ingresso, como sócio, na banca TozziniFreire Advogados - escritório mais admirado em todas as edições do anuário Análise Advocacia.
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcelo ampliou seus fundamentos jurídicos com a pós-graduação em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), além de diversos cursos de extensão na área. Tornou-se mestre pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e doutor pela Universidade Federal de Lisboa. De acordo com o advogado, seu investimento no doutorado em Direito Público refletia sua vontade em auxiliar o combate à corrupção no país.
Antes de ingressar na Petrobras, Marcelo atuou como Promotor de Justiça por 22 anos no Ministério Público do Espírito Santo, onde também esteve como Secretário de Estado. Em 2020, foi convidado a participar da estruturação dos sistemas de integridade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), como membro dos respectivos grupos de trabalho. Além de atuar como membro do Pacto Global das Nações Unidas. Em fevereiro de 2021, Zenkner já havia mencionado sobre a sua não renovação com a estatal, considerada uma das maiores empresas nacionais, e recentemente, anunciou sua nova trajetória como sócio pelas áreas de Compliance & Investigação e Direito Administrativo & Projetos Governamentais, pelo escritório TozziniFreire Advogados, presente em cinco cidades brasileiras, além de Nova Iorque.
Zenkner será corresponsável pelo grupo de prática de regulatório, juntamente com Marcelo Calliari e Shin Jae Kim, profissionais reconhecidos por suas atuações como advogados da banca - em 2020 foram mais admirados no anuário Análise Advocacia e, em 2021, Shin foi destaque na inédita Análise Advocacia Mulher. O executivo encara pela primeira vez a experiência em atuar em um escritório de advocacia, entretanto em áreas que já são de seu domínio.
Marcelo que implementou a lei de anticorrupção empresarial, de forma pioneira, no Estado do Espírito Santo destaca: "Meu objetivo é colocar à disposição do TozziniFreire todo conhecimento e experiência prática que eu adquiri ao longo dos anos."
Para Fernando Serec, CEO do escritório, a expansão do grupo é um movimento estratégico, resultante da atual necessidade de profissionais multidisciplinares que integrem diversas áreas em sua atuação.
Ao chegar no TozziniFreire, observando sua carreira, o novo sócio destaca que, em sua concepção, havia atingido o momento de trabalhar mais diretamente com a advocacia, com consultoria jurídica. O fato de conhecer e admirar o profissionalismo da sócia Shin Jae Kim, além de o escritório ser um dos pioneiros na implementação da área de compliance no país, fez com que Marcelo aceitasse o convite para atuar na banca. Zenkner destaca também sua admiração por todos os profissionais do escritório, e relembrando um exemplo aprendido com seu avô, principal exemplo que o fez seguir a carreira jurídica, realça "eu aprendi com meu avô: ficar sempre perto dos melhores".
Além de suas funções dentro do escritório, Zenkner é escritor, professor e palestrante. Foi autor de diversos livros, dentre eles Compliance no Setor Público, considerado o primeiro livro com essa temática no Brasil. Marcelo é também professor pelas universidades Fundação Getúlio Vargas (FGV), Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Legal, Ethics & Compliance (LEC) e Faculdade Baiana de Direito e Gestão. Atuou anteriormente como docente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Faculdade Nova Lisboa.