Toledo Marchetti Advogados tem novo sócio equity em Direito Público | Análise
Análise

Toledo Marchetti Advogados tem novo sócio equity em Direito Público

João Paulo Pessoa integra a banca desde 2018, tendo participado efetivamente de sua formação

13 de May de 2021 12h
João Paulo Pessoa, sócio do Toledo Marchetti Advogados (Imagem: Divulgação)

Fundado com a visão estratégica de ser a principal referência no Brasil no mercado de infraestrutura e construção, o escritório Toledo Marchetti Advogados, localizado na Vila Olímpia (SP), e eleito Mais Admirado na edição de 2020 do Análise Advocacia 15 anos em uma especialidade do Direito, um setor econômico e no Estado de São Paulo, promoveu o advogado João Paulo Pessoa como novo sócio equity da área de Direito Público (atualmente composta por dois sócios e três advogados envolvidos).

Em entrevista exclusiva para a Análise Editorial, o sócio fundador Marcelo Vicentini Marchetti, destaca que João Paulo acreditou no projeto de construir uma sociedade de advogados focada no atendimento do setor de infraestrutura e construção, além de ter confiado no modelo colaborativo que se propõe para a governança interna.

Doutor e mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também leciona o curso de pós-graduação lato sensu, Pessoa revela que após a conclusão da faculdade foi sócio do professor Marcelo Figueiredo e, posteriormente, abriu um escritório de advocacia com outros colegas em Direito Público, e com unidades de atuação em São Paulo (SP) e Aracaju (SE), até que, no início de 2018, participou efetivamente da formação do Toledo Marchetti Advogados.

Nascido em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, porém com a infância e adolescência em Pindamonhangaba, Pessoa destaca que ultimamente vêm tentando fazer atividade física ao ar livre e andar de bicicleta. Antes da pandemia, segundo ele, estava aprendendo a jogar tênis — porém as aulas foram interrompidas por conta das restrições da quarentena. Na opinião do novo sócio, a atividade física têm sido uma boa aliada nesse período em que se passa mais tempo dentro de casa.

Questionado sobre ser promovido ao cargo de sócio, Pessoa diz que representa a confiança dos demais sócios da banca e de todo o time no seu trabalho e na prática do Direito Público, além de significar que há um longo caminho de aprendizado pela frente. Seguindo esse contexto, fortalecer o setor, ou seja, fomentar ainda mais a geração de projetos que são chamados internamente de públicos, dentro da cultura de atuação do Toledo Marchetti, é o principal objetivo que se apresenta.

O escritório, focado no setor de infraestrutura, se organiza "por projeto" e não "por prática", explica ele. Assim há alguns profissionais que atuam nos projetos que envolvem a expertise em Direito Público. É uma das características que decorrem do modelo colaborativo de gestão adotado pelo escritório. Para se ter uma ideia, o próprio programa de estágio é estruturado dessa maneira: o estagiário não fica atrelado a um sócio ou uma única prática. A ideia é que ele atue em um caso do início ao fim.

Quando perguntado sobre a importância da área de Direito Público na advocacia, Pessoa afirma que as relações contratuais entre o setor privado e o setor público impulsionam o desenvolvimento econômico social do país, especialmente na área de infraestrutura. As parcerias existentes entre os setores se mostram um instrumento importante para atender demandas da sociedade que não conseguem ser atendidas apenas por um setor ou por outro. De acordo com o novo sócio, é necessário entender as nuances dessas relações e solucionar os problemas que surgem e demandam uma prática da advocacia que esteja dedicada a isso.

No final da entrevista, Marcelo Marchetti explica sobre quais critérios o escritório considera como fundamentais para tornar um profissional sócio. Segundo ele, a banca se vê como uma plataforma de pessoas. Dessa forma, ela se organiza de modo a ter um plano de carreira claro e transparente para todos. Como principais responsáveis por garantir a implantação e manutenção da governança, sócios e gestores buscam cumpri-lo rigorosamente. Nesse contexto, todos os advogados são estimulados a se desenvolverem para ter um crescimento sustentado, até serem reconhecidos de acordo com o mencionado plano.

Análise AdvocaciaDireito PúblicoEscritório Mais AdmiradoJoão Paulo PessoaMarcelo FigueiredoMarcelo Vicentini MarchettiNovo SócioPromoçãoSócioSócio FundadorToledo Marchetti Advogados