Tofic Simantob, Perez e Ortiz Sociedade de Advogados contrata o criminalista João Imperia | Análise
Análise

Tofic Simantob, Perez e Ortiz Sociedade de Advogados contrata o criminalista João Imperia

O advogado acredita que sua experiência no setor público será um diferencial durante a atuação no escritório

13 de December de 2021 8h
João Imperia é o novo sócio penal do Tofic Simantob, Perez e Ortiz Sociedade de Advogados (Imagem: Divulgação)

A banca Tofic Simantob, Perez e Ortiz Sociedade de Advogados — eleita como Mais Admirada no ANÁLISE ADVOCACIA 2021 e especializada em Direito Penal — anunciou João Imperia como seu mais novo sócio. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e mestrando em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o criminalista esteve por 14 anos na Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

O sócio fundador do escritório, Fábio Tofic Simantob, afirma que a banca observa, cada vez mais, a necessidade de especialistas que desmistifiquem e contextualizem os efeitos das movimentações dos tribunais. O profissional também comenta que a visão que João trará ao time será fundamental para o fortalecimento da atuação colaborativa e multidisciplinar, bem como para a sinergia com o atual momento do Direito Penal no Brasil. Por fim, Fábio diz que a firma aposta em grandes talentos, com habilidades indispensáveis à advocacia criminal de qualidade, como boa oratória, concisão, objetividade e sofisticada simplicidade na elaboração de peças.

Natural de Campinas (SP), João frisa que a experiência acumulada setor público poderá lhe ajudar no escritório em diversos aspectos. Em sua análise, o imenso volume de processos, peticionamentos, recursos, audiências, plenários do tribunal do júri, sustentações orais e milhares de atendimentos que realizou enquanto defensor público certamente lhe permitirão desenvolver habilidades profissionais relevantes para a advocacia criminal de excelência. De acordo com ele, o tema de litigância estratégica, muito construído nas defensorias públicas, sempre o acompanhará.

Sobre o período de atuação na Defensoria Pública, o sócio relembra que atuou ao lado de muitas pessoas com pensamentos diversos e se inseriu em inúmeros projetos em favor da instituição. No entanto, ele ressalta a busca por mudanças profissionais, pois não se via mais desempenhando a mesma atividade nos próximos 25 anos, tempo que precisaria para se aposentar no serviço público. João relata ter ficado encantado com o convite para integrar a sociedade e com a ideia de compor uma banca tão qualificada e respeitada.

Além de querer atender os clientes com eficiência, João declara que almeja atuar diretamente nos processos, juntamente com todas as equipes da firma. Com participação garantida em audiências, peticionamentos, sustentações orais e nos julgamentos em tribunais do júri, o sócio revela que deseja implementar, igualmente, rodadas de discussões acadêmicas com advogados e estagiários, buscando aliar, constantemente, a prática com a teoria.

O sócio identifica, por ora e na perspectiva penal, questionamentos importantes no campo da saúde, em razão dos contratos públicos que foram entabulados no curso da pandemia. Além disso, ele também verifica boas discussões jurídicas, que podem ou não resvalar em aspectos penais, relacionadas a operações no mercado financeiro e ao setor de saneamento.

As projeções para 2022, na opinião do sócio, devem passar, necessariamente, pela constatação de que será um ano eleitoral. Para ele, o Direito Penal, em tempos de eleições, sempre é objeto de deliberação política. Estima-se, na visão de João, que haverá relevantes discussões jurídicas sobre crimes eleitorais e competências jurisdicionais.

Análise Advocacia 2021CriminalistaDefensoria PúblicaDireito CriminalDireito PenalEscritório Mais AdmiradoFábio Tofic SimantobJoão ImperiaNovo SócioSócio FundadorTofic Simantob, Perez e Ortiz Sociedade de Advogados