SFCB Advogados apresenta nova sócia na área ambiental | Análise
Análise

SFCB Advogados apresenta nova sócia na área ambiental

Thaís Leonel destaca a área de ESG e a importância da atuação das bancas

26 de May de 2021 12h

O escritório SFCB Advogados, eleito Mais Admirado na edição 15 anos do Análise Advocacia em uma especialidade do Direito e no estado de São Paulo, apresentou Thaís Maria Leonel do Carmo, ex-Sanseverino Advogados Associados, como nova sócia da área ambiental. Natural de Tambaú, cidade do interior da região metropolitana de Ribeirão Preto, Thaís concedeu entrevista para a Análise Editorial e falou sobre a transição e sobre o novo desafio na carreira.

Thaís Maria Leonel do Carmo, sócia do SFCB Advogados (Imagem: Divulgação)

O compromisso da sócia com o escritório é desenvolver a transversalidade que a temática ambiental possui, aumentando o portfólio de serviços a fim de oferecer aos clientes trabalho direcionado, efetivo, de vanguarda e com resultado. Segundo ela, há 25 anos, quando iniciou na advocacia, pouco se falava em Direito Ambiental. Hoje é evidente que tutelar o meio ambiente, a permitir o desenvolvimento sustentável, reforça o envolvimento de inúmeras áreas do conhecimento e diversos ramos do Direito.

Thaís já esteve envolvida em grandes operações na área, como quando acompanhou o processo de licenciamento ambiental de inúmeras atividades importantes para a manutenção da qualidade de vida, e assistiu a condução técnica do trabalho feito pela CETESB — referência internacional em qualidade científica —, e a condução técnica feita pelos stakeholders de consultoria ambiental. Para a advogada, o Direito Ambiental lhe trouxe a oportunidade de prestar serviços com forte e positivo impacto social.

Formada pela Fundação de Ensino Octávio (FEOB) e especialista em Direito Ambiental com ênfase em mudanças climáticas pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM) em Toledo, na Espanha, Thaís também é mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). De acordo com a advogada, no ano 2000 foi convidada para integrar o escritório Joseval Peixoto, Scalon e Guimarães Advogados, com a missão de implementar a área de Direito Ambiental.

Posteriormente, assim que retornou ao Brasil, após concluir a sua especialização, assumiu algumas aulas na pós-graduação em Direito Ambiental das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Na ocasião, reencontrou Carlos Sanseverino, advogado que presidia a Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da OAB/SP. Segundo ela, a aproximação foi espontânea e o convite para compor o escritório Sanseverino Advogados Associados, onde tornou-se sócia em 2013, veio na sequência.

Questionada sobre o ingresso na banca, Thaís pensa que toda trajetória é composta por diversas fases. As mudanças são inerentes à natureza dos seres vivos, e a perspectiva de novos desafios certamente nos tiram da zona de conforto. De acordo com ela, foram 11 anos de uma parceria exitosa, porém, a necessidade de transição chegou e a escolha foi feita de forma ética, respeitosa e madura. Para a advogada, o SFCB Advogados agora é a sua casa. Uma banca que, apesar de jovem, já nasceu vitoriosa.

A sigla ESG, proveniente das expressões "Environmental, Social e Corporate Governance" é decorrente das necessárias adaptações do mercado às exigências de mudanças em sua estrutura coorporativa, explica. A construção de políticas de sustentabilidade não está reservada somente à iniciativa privada, mas, segundo a advogada, surge a partir do crescente reclamo na adoção de práticas que viabilizem a economia do século XXI sem colocar em risco a sobrevivência humana.

A ONU, no ano 2000, lançou o "Pacto Global", iniciativa voluntária de sustentabilidade coorporativa que provocou as empresas a desenvolverem ações contributivas para o enfrentamento dos desafios sociais a partir do alinhamento de suas estratégias e operações com dez princípios universais que envolvem: direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Já em 2004, em conjunto com o Banco Mundial, também foi criado o documento "Who Cares Wins" cujo objetivo foi levar 50 instituições financeiras do mundo a refletirem sobre alternativas e maneiras de viabilizar a integração entre os três temas com vistas a gerar impactos positivos em relação à responsabilidade social, ao meio ambiente e à governança coorporativa.

Diante desse cenário, Thaís afirma ser evidente a importância da atuação dos escritórios de advocacia que ofereçam suporte jurídico especializado a fim de permitir a efetiva construção e operacionalização das diretrizes da ESG. A advogada também frisa que o SFCB Advogados atua fortemente com a implementação desse modelo na política de sustentabilidade de seus clientes viabilizando o caminho para a concretização da própria condição humana.

No final da entrevista, quando perguntada sobre o porque deve-se considerar a área ambiental importante no Direito, Thaís afirma que o setor tem como última ratio a proteção da vida em todas as suas formas a fim de garantir um meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações. É por esse motivo que ele reverbera e impacta outras áreas do Direito, não menos importantes, mas essenciais para o desenvolvimento sustentável a garantir a vida com dignidade.

Análise AdvocaciaCarlos SanseverinoDireito AmbientalEscritório Mais AdmiradoESGNova SóciaSanseverino Advogados AssociadosSFCB AdvogadosSóciaThaís Maria Leonel do Carmo