A advogada Roberta Pelagio, sócia fundadora do escritório GPFB Sociedade de Advogados, tomou posse como integrante do Comitê da Mulher e do Comitê das Pessoas com Deficiência (PCDs) da OAB/RJ.
Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a inclusão e a equidade, Pelagio assume os novos desafios com o objetivo de promover iniciativas que fortaleçam a representatividade feminina e ampliem os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente jurídico. A atuação nesses comitês reforça seu papel de liderança nas pautas de diversidade e inclusão na advocacia.
Ao longo das quatro edições do ANÁLISE ADVOCACIA DIVERSIDADE E INCLUSÃO, publicação digital e especial da Análise Editorial, a equidade de gênero se destacou como o pilar mais adotado pelos escritórios participantes do levantamento. Quando questionados sobre os pilares de diversidade e inclusão (D&I) presentes nos comitês e programas das bancas, 93% dos participantes afirmaram que a equidade de gênero é uma temática abordada nesses espaços.
Em contrapartida, o progresso na inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) ainda é modesto, com apenas 24% dos escritórios do contando com pelo menos um advogado PcD em suas equipes.