A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publicou recentemente sua nova comissão para apoiar os advogados internos de empresas em âmbito nacional. O novo comitê intitulado Comissão Especial de Departamentos Jurídicos, será presidido por Ricardo M. Cavallo, terá como vice-presidente Erica Barbagalo - ambos executivos jurídicos mais admirados no ranking de 2020, do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros - e Thais Machado será a secretária geral.
Ricardo é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), instituição onde também realizou sua especialização em Direito Tributário e seu mestrado em Direito. Participou de diversos cursos de extensão, voltados ao desenvolvimento de liderança, dentre eles o Programa de Desenvolvimento de Liderança, na Fundação Dom Cabral e o Programa de Liderança ofertado pelo Insper. Recentemente pela Harvard Law School participou do programa Executive Education, Corporate Counsel Program. Atuou como professor convidado assistente de Direito Civil pela PUC-SP e professor convidado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Business School São Paulo (BSP), Faculdades Integradas Rio Branco (FRB) e Fundação Dom Cabral (FDC).
Foi colaborador em diversas instituições como BCN/Bradesco, Banespa/Santander, Kimberly Clark, Votorantim Cimentos, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Cavallo figura no ranking dos executivos jurídicos Mais Admirados pelos seus pares, publicado no Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, há três anos consecutivos.
Ainda no começo de sua carreira, quando atuava como advogado pelo Banespa, Ricardo passou a ser diretor da Associação dos Advogados do Banespa (ADBESP), no mesmo período fora idealizador e fundador da Comissão Jurídica Tributária da FEBRABAN, desde 2018 é membro da Comissão Especial de Advocacia Corporativa e da Comissão de Infraestrutura da OAB Nacional, dentre outras.
De acordo com Ricardo, a nova comissão recebeu muitos apoiadores, como o ex-presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coelho, do Presidente da Comissão de Valorização e Prerrogativas, Alexandre Ogusuku, do Presidente da OAB de SP, Caio Augusto, do Presidente da Comissão de Infraestrutura, Marcos Meira e de diversos diretores jurídicos e amigos. Aprovada pelo atual presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz, a Comissão Nacional de Departamentos Jurídicos contará com 35 membros efetivos e quatro membros consultivos.
O executivo também ressalta que os principais objetivos do projeto são: valorização da profissão, proteção do profissional e defesa das suas prerrogativas; desenvolver, compilar e divulgar as melhores práticas do setor; integrar a categoria e as comissões seccionais; desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional; cuidado com a saúde, sobretudo mental; incentivar a diversidade e igualdade de gêneros; preparo para a carreira pós empresa, dentre outros.
Sobre a carreira ampla e as multitarefas que um profissional jurídico encontra em companhias e como as novas funções foram tornando-se parte da rotina desses profissionais, o presidente da comissão relata que:
Justamente pela falta de tempo devido a alta demanda de tarefas dos profissionais jurídicos, Cavallo acredita que a divulgação do projeto possa ser o maior desafio neste primeiro momento. Porém, a partir de janeiro, haverá forte divulgação da Comissão e a disponibilização de canais para que os profissionais encontrem as informações necessárias sobre ela.