Estruturado para atender, com elevado grau de experiência e solidez acadêmica, às mais complexas questões jurídicas, o escritório multiboutique Rennó Penteado Sampaio Advogados, anunciou Fabiana Vidigal Diniz de Figueiredo como nova sócia das áreas de Direito Ambiental e de Direito de Energia. Com mais de 25 anos de trajetória profissional, a advogada foi eleita Mais Admirada em 2020 no ranking do anuário Análise Advocacia 15 anos, em uma especialidade do Direito e no estado do Rio de Janeiro.
Nascida no Rio de Janeiro, Fabiana tem formação multidisciplinar em Ciências Biológicas e em Direito, é pós-graduada em engenharia do meio ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui MBA em gerência de energia - petróleo, gás e energia elétrica pela Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ) e mestrado em Direito Internacional Econômico na Universidade de Lisboa, em Portugal, onde desenvolveu a tese sobre a estruturação de projetos de Energias Renováveis.
Fabiana começou a sua carreira como bióloga, atuando como pesquisadora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e depois no Departamento de Meio Ambiente de Furnas Centrais Elétricas, no licenciamento ambiental de hidrelétricas e linhas de transmissão. Como advogada, trabalhou em grandes escritórios. Também foi head de jurídico operacional de empresa investidora em projetos de biocombustíveis; gerente de holding em empresa privada multinacional; e em empresa pública federal, onde teve a oportunidade de integrar a delegação brasileira em reuniões da OCDE no exterior sobre ESG.
Questionada sobre como estão as demandas nestas áreas, no atual momento, nota-se, segundo Fabiana, um crescimento do interesse pelas questões ESG, principalmente pelas instituições financeiras. Destaca-se, também, as questões relacionadas aos serviços ambientais. No setor de energia, com a transição energética, cada vez mais os grandes consumidores buscarão a autoprodução, por equiparação ou não, para garantir suas metas de sustentabilidade, previsão de preços e autonomia.
O trabalho feito pelos escritórios brasileiros nas áreas de Direito Ambiental e Direito de Energia foi destacado pela advogada. De acordo com ela, na prática ambiental existem excelentes bancas e profissionais. Em Direito de Energia, Fabiana diz que os profissionais são muito segmentados, atuando apenas em regulação, questões ambientais ou estruturação de projetos, quando, na verdade, o advogado de Direito de Energia deve ser o profissional que atua nas diferentes áreas do Direito com visão ampla e integrada do setor, como já ocorre nos escritórios do exterior.