A empresa Compass, que atua no ramo de gás natural e energia, pertencente do grupo Cosan, criou a subsidiária Edge. A nova controlada da companhia deterá participação em empresas com ativos como o TRSP (Terminal de Regaseificação de GNL de São Paulo), as operações de biometano, a operação de GNL (gás natural liquefeito) B2B, a comercializadora de gás e demais projetos de infraestrutura.
A Compass foi fundada em 2020, com sua atuação voltada para o segmento de gás natural. A holding detém participação indireta em distribuidoras de gás canalizado. Já a Edge, empresa que teve sua fase de idealização em 2021, foi lançada no primeiro trimestre de 2024, depois de firmada uma parceria com a empresa Orizon para a construção da planta de purificação de biometano no interior de São Paulo. Nesse mesmo período, estabeleceu um contrato de longo prazo para o fornecimento de biometano produzido através da vinhaça da cana-de-açúcar com o grupo São Martinho.
Nelson Gomes, atual CEO da Cosan, e CEO Compass até recentemente, declarou que o surgimento da Edge vem para reforçar ainda mais o compromisso da empresa com o desenvolvimento do mercado livre de gás e com uma transição energética segura e eficiente. Rafael Martins foi indicado para assumir a posição de head of legal da nova empresa e acredita que o maior desafio dessa nova etapa é fortalecer o engajamento da equipe e também aproveitar as oportunidades de mercado, para o desenvolvimento do setor brasileiro de gás.
Rafael é bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com LLM em Direito e Prática Empresarial pelo CEU Law School, e possui mais de 15 anos de experiência em seu currículo. Ele passou por escritórios e departamentos jurídicos empresariais, como Cascione Advogados, Log-In Logística, Yara, Prumo e SulAmérica.