Com cerca de duas décadas de trajetória no mundo jurídico e tendo se consolidado como referência no segmento full service, tanto para o mercado nacional quanto para o internacional, o escritório Bichara Advogados expandiu sua sociedade com a promoção dos advogados tributários Murillo Estevam Allevato Neto e Thiago de Mattos Marques, além de Pedro Acioli Werner na área de contencioso e arbitragem. A partir das inclusões, a banca passa a contar com 21 sócios líderes.
Mantendo a estratégia de crescimento orgânico e valorização dos membros da equipe, o Bichara investe em programas de mentoria, alinhamento conjunto de metas pessoais, avaliações e feedbacks regulares, de acordo com os advogados. Os três promovidos reconhecem o efeito de tais ferramentas institucionais em suas trajetórias pessoais, com os valores e a missão do escritório sendo incorporadas à medida que os profissionais desenvolviam suas carreiras e habilidades.
Murillo possuiu vasta expertise no tributário consultivo e em processos administrativos e judiciais, estando entre os Mais Admirados em três rankings do anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2021. Ele nasceu em Barbacena (MG) e se formou pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ); ainda no início de sua carreira, relata ter se interessado pelas estruturas de reorganização e análise dos impactos fiscais.
Isso o levou a se especializar na matéria pela FGV-RJ e, posteriormente, cursar um LL.M em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Economia de Viena, na Áustria. O advogado integra o Bichara Advogados desde 2019 e, ultimamente, tem atuado com fintechs de meios de pagamento e criptomoedas, além de trabalhar em projetos de tokenização de precatórios.
Natural de Volta Redonda (RJ), Thiago é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu ingresso na banca foi como estagiário, em 2006, e desde então ele tem se dedicado a assessorar clientes em questões relativas à tributação direta, indireta e internacional.
O advogado cursou especialização pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), possui LL.M pela Universidade de Economia de Viena, Áustria, e mestrado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal; além disso, é membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). O sócio avalia que a crise econômica tem pressionado por maiores arrecadações fiscais e, por isso, as empresas estão buscando se proteger judicialmente e reavaliando a racionalidade tributária de suas operações.
Pedro possui vasta experiência em litígios complexos envolvendo Direito Administrativo e Empresarial — especialmente relacionadas à Administração Pública —, e faz parte da equipe da banca desde 2013. Nascido em Niterói (RJ), com graduação em Direito pela UFRJ, o advogado se interessou pela área de contencioso e arbitragem em razão da dinamicidade e dos desafios diários, ele comenta.
O sócio lista as mudanças legislativas e a definição de entendimentos jurisprudenciais pelos Tribunais Superiores como principais demandas no momento, o que, segundo ele, requer um trabalho de interpretação para que se possa apontar as oportunidades e dar segurança aos clientes para a tomada de decisões.
A expectativa dos novos sócios é expandir a base de atuação do escritório para uma maior presença no mercado internacional. De acordo com eles, o esforço em ampliar as fronteiras e se posicionar entre os grandes players globais é um compromisso abraçado por todo o time.
O Bichara Advogados foi fundado em novembro de 2001 e está presente em cinco localidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e a sede em São Paulo (SP). Em 2021, o escritório foi destaque em 22 categorias do ANÁLISE ADVOCACIA.