Quadro societário do Bichara Advogados é renovado com a inclusão de três profissionais | Análise
Análise

Quadro societário do Bichara Advogados é renovado com a inclusão de três profissionais

O escritório tem consolidado sua atuação no Brasil enquanto investe em uma presença maior no mercado internacional

31 de January de 2022 8h

Com cerca de duas décadas de trajetória no mundo jurídico e tendo se consolidado como referência no segmento full service, tanto para o mercado nacional quanto para o internacional, o escritório Bichara Advogados expandiu sua sociedade com a promoção dos advogados tributários Murillo Estevam Allevato Neto e Thiago de Mattos Marques, além de Pedro Acioli Werner na área de contencioso e arbitragem. A partir das inclusões, a banca passa a contar com 21 sócios líderes.

Mantendo a estratégia de crescimento orgânico e valorização dos membros da equipe, o Bichara investe em programas de mentoria, alinhamento conjunto de metas pessoais, avaliações e feedbacks regulares, de acordo com os advogados. Os três promovidos reconhecem o efeito de tais ferramentas institucionais em suas trajetórias pessoais, com os valores e a missão do escritório sendo incorporadas à medida que os profissionais desenvolviam suas carreiras e habilidades.

Murillo possuiu vasta expertise no tributário consultivo e em processos administrativos e judiciais, estando entre os Mais Admirados em três rankings do anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2021. Ele nasceu em Barbacena (MG) e se formou pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ); ainda no início de sua carreira, relata ter se interessado pelas estruturas de reorganização e análise dos impactos fiscais.

Advogado Mais Admirado, Murillo Estevam Allevato Neto tem prestado consultoria para o setor financeiro e de tecnologia (Imagem: Divulgação)

Isso o levou a se especializar na matéria pela FGV-RJ e, posteriormente, cursar um LL.M em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Economia de Viena, na Áustria. O advogado integra o Bichara Advogados desde 2019 e, ultimamente, tem atuado com fintechs de meios de pagamento e criptomoedas, além de trabalhar em projetos de tokenização de precatórios.

Natural de Volta Redonda (RJ), Thiago é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu ingresso na banca foi como estagiário, em 2006, e desde então ele tem se dedicado a assessorar clientes em questões relativas à tributação direta, indireta e internacional.

Thiago de Mattos Marques ingressou no escritório há mais de 15 anos como estagiário (Imagem: Divulgação)

O advogado cursou especialização pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), possui LL.M pela Universidade de Economia de Viena, Áustria, e mestrado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal; além disso, é membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). O sócio avalia que a crise econômica tem pressionado por maiores arrecadações fiscais e, por isso, as empresas estão buscando se proteger judicialmente e reavaliando a racionalidade tributária de suas operações.

Pedro possui vasta experiência em litígios complexos envolvendo Direito Administrativo e Empresarial — especialmente relacionadas à Administração Pública —, e faz parte da equipe da banca desde 2013. Nascido em Niterói (RJ), com graduação em Direito pela UFRJ, o advogado se interessou pela área de contencioso e arbitragem em razão da dinamicidade e dos desafios diários, ele comenta.

Pedro Acioli Werner atua em litígios de Direito Público e Privado, integrando a banca desde 2013 (Imagem: Divulgação)

O sócio lista as mudanças legislativas e a definição de entendimentos jurisprudenciais pelos Tribunais Superiores como principais demandas no momento, o que, segundo ele, requer um trabalho de interpretação para que se possa apontar as oportunidades e dar segurança aos clientes para a tomada de decisões.

A expectativa dos novos sócios é expandir a base de atuação do escritório para uma maior presença no mercado internacional. De acordo com eles, o esforço em ampliar as fronteiras e se posicionar entre os grandes players globais é um compromisso abraçado por todo o time.

O Bichara Advogados foi fundado em novembro de 2001 e está presente em cinco localidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e a sede em São Paulo (SP). Em 2021, o escritório foi destaque em 22 categorias do ANÁLISE ADVOCACIA.

Administração PúblicaAdvogado Mais AdmiradoAnálise AdvocaciaBichara AdvogadosConsultoria TributáriaContencioso e ArbitragemCriptomoedasDireito TributárioEscritório Mais AdmiradoExpansão InternacionalFintechsImpactos FiscaisLitígiosMeios de PagamentoMentoriaMurillo Estevam Allevato NetoPedro Acioli WernerThiago de Mattos Marquestokenização de precatóriosTribunais SuperioresTributos DiretosTributos IndiretosTributos Internacionais