O PMK Advogados anunciou a criação de uma área dedicada às demandas de energias renováveis, que ficará sob a liderança de Cristiane Moreno e Desire Tamberlini, ambas na posição de co-heads. De acordo com nota do escritório à imprensa, a iniciativa busca fortalecer sua atuação no setor, no qual já vem assessorando clientes em diversas operações envolvendo ativos de energia nos últimos anos.
Para Sergio Kawasaki, managing partner do PMK Advogados, a estruturação da nova área focada em energias renováveis é um movimento natural para o escritório, especialmente diante do aumento das suas operações voltadas para o financiamento e M&A no setor e da crescente demanda de seus clientes.
"A expertise delas é um diferencial que nos permitirá oferecer um serviço ainda mais completo e especializado, reforçando nosso compromisso com setores estratégicos da economia. Não temos dúvida sobre a necessidade global e o potencial do setor de renováveis, e pretendemos ocupar uma posição de destaque no mercado, assim como fizemos em outros segmentos", afirma Kawasaki.
A nova sócia, Cristiane Moreno é especialista nos setores de energia, agricultura, finanças e indústria, com experiência em regulação, parcerias estratégicas e compliance. Atualmente, também é head de Relação com Associados e Governança na CCS Brasil. Atuou ainda na FS Fueling Sustainability e na Órigo Energia, participando de projetos pioneiros em Bioenergy with Carbon Capture and Storage (BECCS) e energia solar distribuída.
Cristiane enxerga esse movimento como uma forma de posicionar o PMK como parceiro estratégico para empresas que procuram consolidar ou expandir sua atuação no setor de renováveis. "Vejo esse movimento não apenas como uma oportunidade de negócios, mas como uma contribuição efetiva para o desenvolvimento sustentável do país."
Desire Tamberlini possui mais de 22 anos de experiência em assessoria jurídica no setor de energia, com atuação junto a geradoras, transmissoras, distribuidoras, comercializadoras e grandes consumidores. Além de sua atuação no PMK, é coordenadora do Comitê de Energia Elétrica e membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia (IBDE), bem como diretora jurídica da Associação Brasileira de Hidrogênio e Amônia Verdes (ABHAV) desde 2023.
Para Desire, as expectativas em relação à nova área são positivas, visto que o setor de renováveis tende a ocupar um espaço cada vez mais relevante na economia brasileira, e o escritório está se preparando para atender a essa demanda. A co-head complementa: "Acredito que o PMK reúna todas as condições para se tornar referência em operações estruturadas nesse mercado, contribuindo para que o Brasil assuma um papel de destaque na agenda global de energia limpa."
Sobre o PMK Advogados
Fundado em 2000, o PMK Advogados foi eleito 15 vezes entre os Mais Admirados no anuário ANÁLISE ADVOCACIA. O escritório possui três unidades — no Rio de Janeiro, São José do Rio Preto e São Paulo — e atua nas áreas de Real Estate, Corporate e Mercado de Capitais, abrangendo operações como transações imobiliárias, fusões e aquisições (M&A), securitizações, fundos de investimento e financiamento de projetos imobiliários em geral.