Buscando se antecipar às novas formas de trabalho e regras jurídicas que estão despontando no Brasil, o escritório soteropolitano Pires Pinheiro Freitas Advocacia (PPF Advocacia) admitiu Renata Tavares de Alcântara Heine como nova especialista para seu departamento trabalhista. A advogada sênior possui vasto conhecimento em diversas esferas da área, como consultiva, contenciosa, judicial e administrativa.
Nascida em Salvador (BA), Renata diz que sempre foi uma pessoa combativa, questionadora e defensora daquilo que entende ser mais justo. Formada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especializada em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Baiana de Direito, ela afirma ter sido atraída para esta área por uma vontade de presenciar a verdade sendo aplicada na prática, de forma efetiva.
Renata estagiou no departamento jurídico da Caixa Econômica Federal e depois migrou para o Ministério Público do Trabalho, onde descreve ter acompanhado uma atuação consistente do órgão na vida dos trabalhadores. De 2013 a 2018, exerceu o cargo de assistente jurídica da Fundação José Silveira, conduzindo os processos trabalhistas da instituição.
A profissional também teve a oportunidade de atuar em outros escritórios, tendo sua última passagem como coordenadora técnica do Nelson Wilians Advogados; foram três anos na banca full service, administrando uma carteira ampla. No entanto, ela explica que permaneceu se dedicando principalmente aos casos trabalhistas, pois eram de maior relevância para o cliente.
Apesar de ter exercido a advocacia de massa por muitos anos, Renata revela que se interessou pela proposta do PPF Advocacia de tratar de maneira independente e pormenorizada cada cliente, podendo implementar estratégias que entende serem mais benéficas e favoráveis para cada segmento específico. O escritório foi formado em 2019, e uma das fundadoras é Monya Pinheiro, com quem Renata menciona ter estudado na graduação.
Para dar segurança aos clientes, reduzindo os riscos de eventuais ações trabalhistas, Renata pontua que a atuação consultiva será, certamente, uma das principais demandas para os próximos anos. A especialista indica que as empresas precisam agir preventivamente, aprimorando suas políticas internas e realizando uma eficaz gestão de riscos. Assim, ela afirma que é possível evitar danos e prejuízos financeiros por meio de um suporte jurídico que promova sempre a solução mais adequada, contribuindo também para uma melhora nas relações de trabalho no Brasil.
A expectativa de Renata, de acordo com ela, é fortalecer o núcleo trabalhista empresarial do escritório, garantindo mais profissionais qualificados para atuar na matéria. Sua pretensão é que o PPF Advocacia seja reconhecido pelo desempenho excepcional neste campo. Em 2021, a banca foi Mais Admirada em duas categorias do ranking de Análise Advocacia: no setor econômico financeiro e pelo estado da Bahia.