A advogada Patrícia Peck, advogada reconhecida como Mais Admirada nos anuários ANÁLISE ADVOCACIA e ANÁLISE ADVOCACIA MULHER, foi designada pelo Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antonio Amaro dos Santos, como titular da primeira representação pelas entidades da sociedade civil com atuação relacionada à segurança cibernética ou à garantia de direitos fundamentais no ambiente digital no recém-criado Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), conforme atribuição do art. 87 incisos II e IV da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 7, parágrafo 6º. e no art. 14 do Decreto n. 11.856/2023, divulgado pela Portaria Nº 6, de 09 de fevereiro de 2024, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14).
Com mais de 20 anos de experiência nacional e internacional nas áreas de Direito Digital, Propriedade Intelectual, Proteção de Dados e Cibersegurança, além de ter publicado 46 livros, Peck é graduada em Direito pela Universidade de São Paulo e com título de doutorado pela mesma instituição. Ela também foi nomeada conselheira titular do Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD) durante o mandato de 2021-2023.
Como CEO e sócia fundadora do Peck Advogados e Presidente do Instituto Peck de Cidadania Digital (IPCD), Patrícia contribuirá no debate e desenvolvimento de políticas e estratégias relacionadas à cibersegurança no Brasil.
Com duração de três anos, sua participação no CNCiber terá como objetivo promover soluções eficazes para os desafios do ambiente digital. "Espero poder novamente contribuir com minhas experiências técnica e jurídica, e com minha rede de relacionamentos internacionais, para desenvolver mais os pilares de cibersegurança da nossa Nação, do nosso povo brasileiro, e de nossos dados", finaliza.