Opice Blum expande quadro societário com dois novos reforços | Análise
Análise

Opice Blum expande quadro societário com dois novos reforços

A junção de Juliano Maranhão e Ricardo Campos ao time do escritório representa um momento de exploração de novas fronteiras

11 de February de 2022 8h

Tendo forte atuação em Direito Digital e áreas correlatas à tecnologia, o escritório Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados anunciou recentemente a chegada de dois novos sócios: Juliano Maranhão e Ricardo Campos. Integrando o time do escritório, ambos reforçam e ampliam áreas de atuação como mercados digitais, regulação de redes e de infraestrutura e inteligência artificial, inclusive em aspecto internacional.

Juliano Maranhão é o novo sócio do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados (Foto: Divulgação)

Professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Juliano Maranhão ressalta que seu entusiasmo pela área de Direito Digital veio de seu interesse pelas transformações que a tecnologia acarreta sobre a sociedade e sobre conceitos fundamentais de Direito. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Direito Antitruste, Regulatório, Administrativo e Digital, o advogado diz que sua principal expectativa para o novo passo profissional é poder reunir sua bagagem acadêmica à forte atuação empresarial e estratégica do escritório.

Também trabalhando como presidente do Instituto Lawgorithm — associação de Pesquisa em Inteligência Artificial e Direito — e sendo membro do Comitê Diretor da Associação Internacional de Inteligência Artificial e Direito, além de ocupar o cargo de diretor do Instituto Legal Grounds, Maranhão adiciona que, em relação à área de proteção de dados, o mercado está em constante movimento. A moderação de conteúdo em redes sociais e a movimentação de empresas e associações, no sentido da criação de códigos de conduta para o uso responsável da tecnologia, segundo ele, também são algumas das principais demandas do segmento.

Completando a dupla de novos sócios, Ricardo Campos se junta à banca do Opice Blum, mas continuará baseado em Frankfurt, na Alemanha, a comando de um European Desk da firma. Buscando expandir a rede de relacionamento e atendimento internacional da banca, o advogado destaca que o contato com clientes fora do Brasil é uma forte demanda da área de Direito Digital.

Ricardo Campos se junta ao time do escritório, mas permanece baseado em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Divulgação)

Mestre e doutor em Direito pela Goethe Universität Frankfurt am Main, na Alemanha, Ricardo assessora clientes internacionais em temas regulatórios do Direito Digital, relacionados ao Brasil e à América Latina. Após trabalhar em casos conjuntos com o escritório, o profissional afirma que se juntar oficialmente ao time significa atuar nos principais temas de Direito do Brasil e ter a oportunidade de desenvolver um trabalho "Taylor Made" — termo que designa aquilo que é feito sob medida — para clientes nacionais e internacionais.

Com os novos integrantes, o Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados explora novas fronteiras, principalmente nos mercados digitais, e desenvolve uma projeção acadêmica e de pesquisa avançada em Direito Digital, Proteção de Dados, Inteligência Artificial e novas tecnologias.

Direito DigitalEuropean DeskInovaçãoInteligência ArtificialJuliano MaranhãoMais AdmiradoMercado DigitalNovas TecnologiasOpice Blum, Bruno e Vainzof Advogados AssociadosProteção de DadosRicardo CamposTecnologia