Tendo forte atuação em Direito Digital e áreas correlatas à tecnologia, o escritório Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados anunciou recentemente a chegada de dois novos sócios: Juliano Maranhão e Ricardo Campos. Integrando o time do escritório, ambos reforçam e ampliam áreas de atuação como mercados digitais, regulação de redes e de infraestrutura e inteligência artificial, inclusive em aspecto internacional.
Professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Juliano Maranhão ressalta que seu entusiasmo pela área de Direito Digital veio de seu interesse pelas transformações que a tecnologia acarreta sobre a sociedade e sobre conceitos fundamentais de Direito. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Direito Antitruste, Regulatório, Administrativo e Digital, o advogado diz que sua principal expectativa para o novo passo profissional é poder reunir sua bagagem acadêmica à forte atuação empresarial e estratégica do escritório.
Também trabalhando como presidente do Instituto Lawgorithm — associação de Pesquisa em Inteligência Artificial e Direito — e sendo membro do Comitê Diretor da Associação Internacional de Inteligência Artificial e Direito, além de ocupar o cargo de diretor do Instituto Legal Grounds, Maranhão adiciona que, em relação à área de proteção de dados, o mercado está em constante movimento. A moderação de conteúdo em redes sociais e a movimentação de empresas e associações, no sentido da criação de códigos de conduta para o uso responsável da tecnologia, segundo ele, também são algumas das principais demandas do segmento.
Completando a dupla de novos sócios, Ricardo Campos se junta à banca do Opice Blum, mas continuará baseado em Frankfurt, na Alemanha, a comando de um European Desk da firma. Buscando expandir a rede de relacionamento e atendimento internacional da banca, o advogado destaca que o contato com clientes fora do Brasil é uma forte demanda da área de Direito Digital.
Mestre e doutor em Direito pela Goethe Universität Frankfurt am Main, na Alemanha, Ricardo assessora clientes internacionais em temas regulatórios do Direito Digital, relacionados ao Brasil e à América Latina. Após trabalhar em casos conjuntos com o escritório, o profissional afirma que se juntar oficialmente ao time significa atuar nos principais temas de Direito do Brasil e ter a oportunidade de desenvolver um trabalho "Taylor Made" — termo que designa aquilo que é feito sob medida — para clientes nacionais e internacionais.
Com os novos integrantes, o Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados explora novas fronteiras, principalmente nos mercados digitais, e desenvolve uma projeção acadêmica e de pesquisa avançada em Direito Digital, Proteção de Dados, Inteligência Artificial e novas tecnologias.