A Odebrecht, empresa privada do setor de engenharia e construção, anunciou nesta semana Ruy Sampaio como novo presidente da companhia para 2020. Atualmente, o executivo ocupa o cargo de presidente do Conselho de Administração.
Sampaio substitui Luciano Guidolin que presidiu a Odebrecht nos últimos dois anos, após a prisão de Marcelo Odebrecht por envolvimento no esquema de corrupção descoberto pela Operação Lava Jato. Por sua vez, Luciano será membro do Conselho de Administração de empresas operacionais e controladas do grupo.
O novo presidente atuou por cerca de dez anos como diretor da Kieppe, empresa controladora do grupo Odebrecht. Ele é graduado em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem mestrado pela Universidade de Michigan, dos Estados Unidos.
A mudança na presidência ocorre em meio a votação do novo plano de recuperação judicial da empreiteira, que deverá ocorrer durante uma assembleia com os credores nesta quinta-feira (19). As dívidas são de quase 100 bilhões de reais.