O KLA Advogados, localizado desde sua fundação em um dos maiores centros comerciais da cidade de São Paulo - a Faria Lima - completou seu 20º aniversário, em maio de 2022.
A banca full service, Mais Admirada em todas as edições do Análise Advocacia, brinda com um novo espaço que não se apresentará por "metros quadrados", tampouco número de salas, mas por ser um ambiente amplo, sem paredes ou portas, completamente aberto a todos.
A decisão foi realizar uma reforma que derrubasse paredes e "abrisse novas portas". A reforma estrutural teve como principal objetivo aproximar as pessoas e romper qualquer tipo de barreira entre os diversos integrantes, seja em razão da senioridade ou da área de atuação (administrativo ou jurídico).
De acordo com sócios do comitê executivo do escritório, o projeto arquitetônico foi desenhado para acentuar uma característica muito marcante do KLA, que é a horizontalidade das relações.
Horizontalidade das relações
Com o objetivo de criar um ambiente que propicie um trabalho ainda mais colaborativo, o KLA decidiu apostar na aproximação e no convívio entre seus integrantes. Os integrantes do escritório não estão mais separados uns dos outros graças ao estilo open plan adotado após tal mudança. Todos possuem mesas e cadeiras à disposição, mas sem lugares pré-determinados.
Ao chegar no escritório é possível escolher onde irá trabalhar no dia - se ao lado de colegas da mesma equipe ou de outra, se um pouco mais isolado para concentrar-se nos afazeres, se ao lado de um sócio para trabalhar junto em um projeto ou mesmo na área social, onde foi instalado um work cafe. O KLA se unirá aos poucos escritórios em São Paulo que abandonaram as estruturas de salas individuais - inclusive para os sócios.
Para o cômite executivo, esta arquitetura reforça o sentido de pertencimento, que o isolamento em casa enfraqueceu. Ela incentiva a troca de conhecimento técnico, o aprendizado pelo exemplo e até a interação "acidental" das pessoas nos diferentes espaços de trabalho".
Além da escolha de onde trabalhar no dia, os integrantes também poderão definir com suas respectivas equipes os dias para comparecerem ao KLA e desfrutarem do novo espaço de forma conjunta. Dessa forma, o retorno será híbrido, com o incentivo para que os integrantes estejam ao menos dois dias de forma presencial.
De acordo com os sócios, o modelo híbrido permite que os profissionais do escritório se organizem de uma forma mais livre, ao mesmo tempo em que cria as interações pessoais necessárias para a formação de vínculos entre os colegas e com a instituição, conciliando alta produtividade com qualidade de vida.
"Nova cara" do escritório
De forma qualitativa, a "nova cara" do escritório foi bem recebida por todos os colaboradores e muitos estão adorando retomar o modelo híbrido. A proposta é ter um pouco de ambos os lados: o de trabalhar diretamente com a sua equipe presencialmente, e o de ter a comodidade de escolher de onde se quer trabalhar no dia.
Quanto ao novo espaço, cores claras e leves, porém marcantes e sem abandonar o histórico do KLA; mesas à disposição de todos; "war rooms" para eventuais reuniões; e, o principal, áreas sociais e colaborativas que estimulem o convívio e a troca entre todos em um ambiente aconchegante e acolhedor. Compartilhar conhecimento, experiências e estabelecer conexões horizontais entre seus integrantes são princípios basilares do KLA, que a nova arquitetura busca reforçar.