Atuante em projetos com perspectiva e valor para seus clientes, a banca MoselloLima Advocacia, eleita Mais Admirada na edição de 2020 do Análise Advocacia 15 anos em quatro especialidades do Direito, um setor econômico e no estado da Bahia, promoveu ao cargo de sócios Aluizio Cunha Baptista e Grasielle Amorim de Souza Flores. Em entrevista para a Análise Editorial, os profissionais falam sobre a nova responsabilidade no processo de transição da carreira e sobre os próximos passos a serem dados.
Nascido em Salvador (BA), Aluizio formou-se pela Universidade Salvador (UNIFACS) em dezembro de 2005, é pós-graduado e possui especialização em Direito Civil pela mesma instituição e, atualmente, é pós-graduando em advocacia empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Acumulados 19 anos de carreira, o novo sócio permanecerá no contencioso trabalhista e cível, dando suporte na gestão da área, no desafio de manter a excelência e melhoraria da performance do time.
Na MoselloLima como advogado desde julho de 2016, poucos meses após a sua chegada, foi promovido à posição de coordenador trabalhista da unidade de Salvador. Em 2018 acumulou a coordenação da unidade com a do Núcleo de Segundo Grau - N2G do escritório. Agora, sendo novamente premiado com a promoção, Aluizio comenta que, ao receber o convite para ingressar no quadro de sócios da banca, teve um sentimento misto de felicidade, gratidão e de enorme responsabilidade.
"A preparação sempre passa pela busca constante da capacitação e dedicação ao trabalho. Além disso, a atualização do conhecimento é inerente à advocacia. Me identifico muito com a cultura e os valores da MoselloLima. Não tenho dúvidas de que é uma vitória e um avanço na minha carreira" destaca o sócio.
Também nascida em Salvador (BA), Grasielle formou-se em fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) no ano de 2009, e em Direito pela Universidade Salvador (UNIFACS) em 2018. Com diversas especializações, atualmente, a sócia cursa mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas pela UNIFACS. Possuindo dois anos e meio de carreira, Grasielle continuará exercendo suas funções nas áreas do Direito Imobiliário e Direito Agrário, contudo, agora sob um novo olhar e autonomia.
Tendo a sua trajetória na MoselloLima iniciada em agosto de 2019, integrando a área cível voltada para análise de due diligence de negócios imobiliários, quatro meses depois foi convidada a ser advogada líder do setor. Segundo ela, os desafios foram surgindo e, em março de 2020 assumiu a coordenação da área de Direito Imobiliário e Agrário e em outubro a posição de gerente. Trata-se de uma trajetória ainda curta, mas a sensação de que ocorreu há décadas, representa o sentimento de pertencimento.
"A vida nos prepara para os desafios e a forma como encaramos faz as oportunidades aparecerem. A promoção representa não apenas confiança no trabalho, mas também a união de propósitos de vida, e o meio pelo qual é possível reconhecer as fraquezas, além de distribuir os pontos fortes" afirma a sócia.
Questionado sobre as demandas na área, Aluizio reforça que com a pandemia diversos negócios apareceram, alguns tradicionais "derreteram" e outros tiveram de se reinventar. Novos formatos surgiram, e consequentemente novos conflitos e discussões. O uso da tecnologia nos negócios e o modo de empreender já não é o mesmo, com isso, as relações de trabalho sofreram mudanças. De acordo com o sócio, as novas formas de contratação, o advento de novas legislações e até mesmo a adaptação do Judiciário no período de pandemia prometem uma dinâmica intensa e de debates.
Na visão de Grasielle, o Imobiliário e o Agronegócio foram importantes ramos para a economia do país no ano de 2020 e com a retomada gradativa, as demandas continuam em ascensão, principalmente relacionados a investimentos em imóveis, sendo os rurais focados para captação de recursos para o setor do agronegócio. Concomitantemente, os temas que estão tramitando no Congresso fazem com que muitas dúvidas surjam, principalmente relacionados a investimento estrangeiro em imóveis rurais. Não se pode esquecer também que os imóveis urbanos foram objetos de investimento, além de questões relacionadas a locação, revisão de contratos, shopping centers, etc.
As empresas buscam consultoria jurídica assertiva, voltada para o fechamento de negócios e que entenda a operação das companhias de forma integrada, compreendendo a cadeia produtiva e suas fases. Adequar a equipe comercial ao jurídico é o que se faz necessário na retomada, sempre com segurança jurídica para conduzir a negociação.
No final da entrevista, quando perguntado sobre os conselhos que daria para o advogado(a) que está iniciando a carreira, Aluizio, antes de tudo, ressalta ser necessário identificar-se com a advocacia. Na opinião do sócio, entender a necessidade do cliente e realizar um atendimento customizado é fundamental para obter sucesso na área. No mesmo sentido, é importante estar atento ao posicionamento dos Tribunais sobre determinados temas.
Grasielle, se pudesse resumir o conselho em uma única palavra, seria pro atividade. Segundo ela, é fundamental entender que uma carreira sempre é cercada de desafios e oportunidades que servirão como base para seu desenvolvimento. Importante que sejam traçadas perspectivas e objetivos factíveis a curto, médio e longo prazo levando em consideração o cenário que exige dos profissionais grande adaptação às constantes mudanças, poder de compreensão e rápida resposta às circunstâncias impostas.