Migliore Watanabe Figueira Advogados promove nova sócia | Análise
Análise

Migliore Watanabe Figueira Advogados promove nova sócia

A advogada Maria Clara Azevedo passa a integrar quadro societário para agregar em valores, expertise e estratégia

28 de January 12h02
Maria Clara Azevedo, nova sócia do Migliore Watanabe Figueira Advogados (Imagem: Análise Editorial/Divulgação)

O escritório Migliore Watanabe Figueira Advogados anunciou, na última semana, a eleição de sua nova sócia, Maria Clara Azevedo. A advogada já atuava ao lado dos sócios fundadores, Alfredo Domingues Barbosa Migliore e Claudia Regina Figueira, em outra banca, razão pela qual o convite para integrar o escritório ocorreu de forma natural.

"Quando eles saíram do Tepedino Berezowski e Poppa Advogados para fundar o MWF, me convidaram para ir com eles e eu aceitei. Achei uma ótima oportunidade de crescer e de seguir atuando com as pessoas com quem eu já trabalhava e admirava. Aliás, admiro até hoje", contou Azevedo.

A promoção de Maria Clara reforça a estratégia do MWF de valorizar trajetórias construídas dentro do escritório e de fortalecer sua atuação com profissionais profundamente alinhados à sua cultura e à excelência técnica que o acompanham desde a fundação.

"Eu espero continuar a ver o MWF crescer bastante e a ter outros sócios orgânicos, sócios promovidos aqui de dentro do escritório. Isso contribui muito para um clima de positividade, de trabalho e incentiva as pessoas a trabalharem e a correrem atrás."

A importância do acolhimento

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Contratos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Maria Clara relata que a forma como o escritório foi fundado, baseado na igualdade e no acolhimento, fez com que sentisse de maneira significativamente menor os impactos da desigualdade de gênero no mercado jurídico.

De acordo com um levantamento realizado pelo ANÁLISE ADVOCACIA DIVERSIDADE E INCLUSÃO, dos 557 escritórios que participaram da pesquisa, 49% indicaram ter uma advogada como sócia-presidente, enquanto somente 6% possuem uma mulher na função de CEO. Isso reflete que a presença feminina em posições estratégicas está em crescimento, mas que ainda existe um caminho a percorrer para que mulheres assumam cargos executivos de topo no setor jurídico.

"Eu acredito que às vezes, sendo mulher na advocacia, a gente tenta se moldar de algumas formas, tentar não atrapalhar, mas o importante é realmente se impor, falar o que pensa e deixar claro realmente o que você pretende. Se cercar de pessoas que você veja que estão dispostas a dar espaço também é muito importante", comentou a advogada.

Um futuro de parceria

Para Maria Clara, a chave do sucesso está em uma parceria equilibrada e orgânica, que cresce naturalmente a partir do diálogo constante e do respeito mútuo entre a banca. Portanto, em seu olhar, isso só ocorre quando os profissionais estão profundamente alinhados à cultura do escritório.

"Eu vejo a sociedade realmente como uma continuidade do trabalho que eu vinha fazendo como advogada, mas eu entendo que agora é um papel maior de liderança em relação às pessoas da equipe. Espero que o escritório siga crescendo e que a gente siga aumentando o número de sócios, inclusive sócias mulheres, então estou bastante animada para esse novo papel", finaliza.

Sobre o MWF

Fundado em 2020, Migliore Watanabe Figueira Advogados é um escritório especializado em Arbitragem, Cível, Contratos Empresariais, Falência e Recuperação Judicial e Societário. Já foi Mais Admirado no ANÁLISE ADVOCACIA 2025.

Alfredo Domingues Barbosa MiglioreClaudia Regina FigueiraMaria Clara AzevedoMercado em MovimentoMigliore Watanabe Figueira AdvogadosTepedino Berezowski e Poppa Advogados