O Martorelli Advogados, referência na região nordestina, fortaleceu o seu portfólio de serviços abrangentes com a criação de uma área voltada à conformidade dos negócios aos princípios de ESG. O objetivo é auxiliar executivos a definirem a estratégia de sustentabilidade das empresas, e viabilizar o desenvolvimento de uma cultura de perenidade, sinaliza Nathalia De Biase, uma das integrantes da nova prática.
Diante da grande quantidade de conteúdos relacionados à disciplina, a advogada indica que a primeira tarefa dos gestores é filtrar os aspectos de ESG que podem ser absorvidos pela organização, considerando o setor da economia, os interesses, e metas. Ela menciona que não há um check-list universal, sendo necessário ter um olhar direcionado à realidade concreta das empresas, para escapar de discursos meramente simbólicos, e entregar medidas e atividades efetivas, expõe a profissional.
"Além do viés moral, a implantação de um projeto dessa natureza relaciona-se diretamente à noção de valor do negócio a partir de ações concretas", aponta Nathalia De Biase.
A banca deve aliar a excelência técnica de suas demais especialidades para comportar os diversos saberes de ESG, oferecendo soluções holísticas, ágeis, eficientes e altamente customizadas, afirma a líder de direito empresarial Nathália Grizzi. Os responsáveis pela matéria são Andrea Feitosa na vertente tributária, Hélio Gurgel e Flávia Presgrave no ramo ambiental, Geraldo Fonseca na esfera trabalhista, Guilherme Berejuk no setor de Energia, além de Grizzi e De Biase no âmbito empresarial.
"Está no nosso DNA ter uma atuação coordenada e sinérgica das áreas, o que faz com que tenhamos a capacidade de garantir o melhor atendimento aos nossos clientes, sem perda de informações estratégicas", ressalta a sócia Nathália Grizzi.
No contexto da pandemia de covid-19, as empresas foram compelidas a repensar suas operações e mecanismos de governança, observa De Biase. Ela expressa que os princípios de ESG são poderosas ferramentas de gestão para lidar com este tipo de crise, por isso tiveram um forte impulso neste período. De acordo com a advogada, uma superação da pandemia depende da reavaliação de como o comportamento humano tem interferido na sustentabilidade do planeta.
"É verdade que os princípios de melhores práticas ambientais, sociais e de governança não servem, por si sós, para reverter as crises já instauradas, mas contribuem, de forma significativa, para o melhor gerenciamento de tais eventos", reconhece De Biase.
Agregando ferramentas de tecnologia à assessoria jurídica, a firma oferece aos clientes mecanismos que os auxiliam a tomar decisões na transição para iniciativas mais inclusivas e sustentáveis. Os serviços ofertados incluem a avaliação do ambiente regulatório da organização; avaliação de riscos e controles; elaboração de normas e procedimentos para mitigação dos riscos; criação de espaço para oportunidades; elaboração dos reports; oferta de treinamentos; e realização de due diligence em parceiros estratégicos.
"[Um dos desafios é] lidar com o amadurecimento dessa cultura no mercado, para que as pessoas passem a enxergar ESG não apenas como princípios distantes, mas como uma ferramenta que agrega valor ao negócio e que tem a capacidade de garantir a sua perenidade", diz Grizzi.
O Martorelli Advogados assegura o seu compromisso social com programas de diversidade, promovendo uma maior inserção de pessoas com deficiência, com mais de 55 anos e pardos e pretos no quadro de estagiários. O plano de evolução societária é um importante passo na missão do escritório, destacam os membros da equipe.
A banca de atuação abrangente foi criada em 1983, e está sediada em Recife (PE). Hoje possui unidades em Maceió (AL), Salvador (BA) e São Paulo (SP). No ranking do ANÁLISE ADVOCACIA 2021, foi destaque em dois setores econômicos e pelo Estado de Pernambuco.