Conhecido por suas opiniões razoáveis, progressistas e com uma visão garantista do Direito, Mário Papaterra Limongi, Procurador aposentado do Ministério Público do Estado de São Paulo, chega ao escritório Tofic Simantob Perez e Ortiz Advogados, eleito um dos Mais Admirados pelo anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2022. O escritório paulista, fundado em 2005, é especializado em Direito Penal.
Com a notícia da aposentadoria de Papaterra, Fábio Tofic Simantob, sócio da banca, conta que fizeram o convite ao Procurador e, para a honra da equipe, o mesmo aceitou. "Ele poderia se aposentar e fazer outras coisas, mas ele está com uma garra enorme, muita vontade de trabalhar. É um orgulho trazer um homem deste quilate para nossa estrutura", afirmou.
Com carreira iniciada em 1976 no MP, Papaterra passou 11 anos atuando em promotorias interioranas (São Carlos, Descalvado, Leme e Rio Claro), além de ter atuado por nove anos no 1º tribunal do Júri. Na época, Mário foi designado para a assessoria da Procuradoria-Geral de Justiça como coordenador do Centro de Apoio Criminal.
Também ocupou os cargos de secretário-adjunto de Segurança Pública (1999/2001) e de secretário-adjunto da Secretaria de Governo (2002). No biênio (2004/2005) foi conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público.
Segundo Tofic, do ponto de vista estratégico, com a experiência de Papaterra será possível ter novas visões sobre, por exemplo, a recepção de teses perante ao Ministério Público e Judiciário.
Há um ano, o escritório que tem uma vocação de trabalhar com crimes econômicos, também trouxe o defensor público João Henrique Imperia Martini para o time.
Para Fábio, os profissionais que atuam no Serviço Público trazem algo muito importante: o idealismo. "O João traz muito isso, essa paixão pelo que está fazendo, então isso contagia a equipe toda. Tem sido uma experiência muito interessante", contou o sócio, acrescentando que "as carreiras públicas formam pessoas muito qualificadas, e essas pessoas qualificadas acabam atraindo a atenção do mercado. João ombreia com qualquer advogado da geração dele, que está na advocacia privada desde o começo".