Fundado em 1999 e firmado como um escritório de advocacia empresarial de excelência, o Marcelo Tostes Advogados, com unidades de atuação em Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, reforçou sua atuação jurídica com a contratação de Guilherme da Mata Vasconcellos como novo sócio. Profissional com mais de 15 anos de expertise na prática do Direito, o advogado ingressa na banca para liderar a equipe na área de Direito da Família e Sucessões.
Nascido no interior de Minas Gerais, na cidade de Ponte Nova, Guilherme formou-se pela Faculdade de Direito Milton Campos, é pós-graduado em Direito das Famílias e Sucessões pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e especializou-se em Direito Internacional Público e Privado e Direito Constitucional. Em entrevista exclusiva para a Análise Editorial, o advogado destaca que as tarefas e responsabilidades no setor são diversas, tanto no aspecto consultivo, quanto contencioso.
"Entusiasmo e confiança marcam este novo passo na carreira, com amplitude e possibilidades provenientes da sociedade com um escritório formidável e consolidado. Quero contribuir para um melhor Direito da Famílias e Sucessões, ultrapassando as limitações que a pandemia nos traz " comenta.
Em síntese, o foco primordial será a atenção ao cliente. Segundo Guilherme, o objetivo será entender sua demanda e apresentar as melhores soluções possíveis, caso a caso. Apesar de sempre especial, na área de Família e Sucessões, o aspecto emocional é fator predominante na tomada de decisões por parte de todos os envolvidos e, por esta razão, a atenção e zelo profissional, sempre tão fundamentais, ultrapassam o campo jurídico e recaem também no trato dia a dia dos demandantes.
Neste ponto também entra a responsabilidade do profissional, reforça o advogado, relembrando aspectos basilares de sua formação, uma vez que, em inúmeros casos, além das partes, também lidam com interesses de menores e incapazes. Na visão de Guilherme, seriedade e parcimônia na atuação, portanto, ganham ainda mais notoriedade.
Perguntado sobre como estão as demandas atualmente na área nesse momento de instabilidade perante os negócios, o advogado comenta que, neste período de pandemia, o tema se mostra ainda mais essencial na vida das pessoas. De acordo com Guilherme, por óbvio, o cenário não desejado da quarentena levou muitas famílias a uma alteração em suas dinâmicas. O convívio mais intenso dentro das residências potencializou atritos e discussões que, embora já existentes, tornaram-se irrefreáveis.
O cenário de crise econômica acaba por contribuir ainda mais para o desgaste familiar e, diante disso, nota-se o aumento significativo de demandas nas Varas de Direito das Famílias e nas mesas de reunião. O advogado esclarece que, sem entrar no mérito das dificuldades apresentadas nos últimos tempos, é também visível o aumento das solicitações em face de tantos óbitos no país e, primordialmente, dada a súbita e grave enfermidade que vivenciamos, os planejamentos sucessórios deixam de ser uma longínqua preocupação, para se tornarem essenciais. No que tange à instabilidade, fato é que os desafios são ainda mais altos, sendo necessário estar preparado para enfrentá-los.
"A confiança na seriedade, profissionalismo, atenção e cuidado no trato dos clientes. A forma de trabalho, sempre focada na honestidade, respeito e clareza me chamou a atenção. O ambiente e contato com os profissionais do escritório não poderia se mostrar mais saudável" afirma.
Questionado sobre como conheceu o escritório, Guilherme primeiro revela ter conhecido o sócio e CEO Marcelo Tostes em 2001, sendo ele seu professor no primeiro semestre da faculdade da matéria de Direito Virtual, à época ainda dando seus primeiros passos, para uma turma de alunos recém-chegada ao Direito. O tema sempre se mostrou caro a Marcelo e por esta razão, o escritório, hoje, é um dos mais avançados do país na ótica digital, acrescenta Guilherme.
O contato com o sócio Fernando Moreira Drummond Teixeira ocorreu em 2004, quando estes, ainda dois jovens iniciantes na carreira jurídica, tiveram de acompanhar uma longa demanda judicial (Guilherme pelo lado das sucessões e Fernando na parte empresarial). Segundo o advogado, o laço nunca se perdeu, e sempre mantiveram contato, seja ele profissional ou mesmo pessoal. Nos últimos tempos, novas demandas apareceram na modalidade de parceria e o convite ocorreu naturalmente.
Sempre atento aos esportes (principalmente tênis e squash), e adepto a visitas às dependências do Minas Tênis Clube, Guilherme diz que entender a peculiaridade da demanda familiar e sucessória, onde além de se conhecer o Direito e sua aplicação, o lado humano é também imprescindível. Deve-se estar atento às modificações e evoluções da Doutrina e dos julgados, lutar pela sua aplicação justa e equânime para todos. Entender além da demanda do cliente, o aspecto macro de eventuais consultas ou litígios, e tendo essa base, buscar a resolução do problema em si e estar atento à interdisciplinaridade que envolvem outras áreas do Direito.
Na edição de 2020 do Análise Advocacia 15 anos, o escritório Marcelo Tostes Advogados, foi eleito Mais Admirado em duas especialidades do Direito, três setores econômicos e no estado de Minas Gerais.