O escritório Madruga BTW eleito como um dos Mais Admirados pelo anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2022, anuncia a chegada de Marcelo Cavali como novo sócio. O advogado atuará nas áreas de Direito Penal do Mercado Financeiro e de Capitais, Contencioso e Direito Administrativo Sancionador do escritório.
"Sempre tive grande admiração pelo Madruga BTW, fundado por sócios que também tiveram experiências bastante relevantes no serviço público. Também me atrai muito a advocacia do escritório especializada em direito público, com diversos clientes corporativos e ampla atuação em âmbito internacional. Acho que é um casamento perfeito, não poderia haver pessoas melhores a quem me associar", afirmou Marcelo.
Com uma experiência de 15 anos como Juiz Federal na Vara Especializada em Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro de São Paulo, Cavali desempenhou um papel fundamental. Durante esse período, ele foi responsável por proferir as primeiras sentenças relacionadas aos crimes de uso indevido de informação privilegiada (insider trading) e manipulação do mercado de capitais. Além disso, conduziu e julgou diversos processos relevantes envolvendo lavagem de dinheiro e crimes financeiros.
"Penso que o maior desafio é realizar definitivamente a transição do 'modo-juiz' de pensar para o 'modo-advogado'. Estou bastante animado com esse desafio porque, por outro lado, eu trago para os clientes justamente uma visão de ex-magistrado, que estava acostumado a analisar essas demandas tanto na primeira instância como nos Tribunais Superiores", afirmou.
Marcelo foi Juiz Instrutor e Auxiliar no Supremo Tribunal Federal, no Superior Tribunal de Justiça, no Tribunal Superior Eleitoral e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP), ele foi pesquisador na Columbia Law School e completou pós-doutorado na Harvard Law School. Além disso, é professor de Direito Penal Econômico na FGV-SP. Desde maio de 2023, atua como consultor legislativo do Senado Federal nas áreas de Direito Penal, Processual Penal e Segurança Pública.