A Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), reconhecida pelo estudo, aperfeiçoamento e difusão da legislação trabalhista, apresentou os membros da diretoria para o biênio 2022/2024. O novo presidente da instituição é Luiz Carlos Amorim Robortella, fundador do escritório Robortella e Peres Advogados; em sua gestão, ele afirma que trabalhará para preservar a intensa atividade cultural através de colóquios, simpósios e congressos, bem como promover a publicação de obras dos principais juristas brasileiros na área.
Luiz se lembra de ter ouvido muitas referências à área, desde a sua infância, tendo em vista que seus pais foram servidores públicos do Ministério do Trabalho. Ele iniciou a carreira no cargo de servidor de cartório judicial e, posteriormente, se tornou solicitador acadêmico; só começou a atuar como advogado a partir da década de 1970. O profissional é doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP), tendo sido docente titular da matéria nas instituições Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O ex-professor menciona a honra de liderar a entidade dedicada à pesquisa e projetos científicos rigorosos, destacando o comprometimento da Academia em fomentar debates em direção a uma melhor regulamentação das relações trabalhistas no Brasil, especialmente no contexto delicado de crise econômica e pandemia, no qual as condições de precarização e exclusão social se agravaram. Ele enfatiza a proteção de trabalhadores atípicos, como os plataformizados.
Neste sentido, o presidente pretende propor medidas de inclusão social e submeter ao debate o projeto de Código de Processo do Trabalho. Outro desafio que ele projeta é a realização do XII Congresso Regional Americano, juntamente com a Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e da Seguridade Social (SIDTSS), previsto para setembro de 2022.
A nova diretoria já está em vigência, tendo ainda o jurista Carlos Alberto Reis de Paula na vice-presidência; a solenidade de posse está marcada para o dia 07/04, às 17h, no Teatro da União Cultural Brasil-Estados Unidos, em São Paulo (SP). A ABDT foi fundada em 1978 e está sediada no Rio de Janeiro (RJ).