Luciano Siani, vice-presidente executivo de Estratégia e Transformação de Negócios da Vale, deixa a empresa ao final de janeiro. Ele foi eleito como um dos Executivos Financeiros Mais Admirados do anuário ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS por quatro anos seguidos: 2018, 2019, 2020 e 2021.
A mudança é fruto de um arranjo que a empresa fez no seu Comitê Executivo. Como divulgado por meio de nota em seu site, a Vale simplificou seu portfólio e extinguiu a pasta de Estratégia e Transformação de Negócios, focando em áreas em que possui "mais vantagens competitivas evidentes".
Durante quase 15 anos Siani fez parte da empresa. Ele é responsável pela estratégia que a Vale seguirá nos próximos 20 anos.
Eduardo Bartolomeu, presidente da companhia, agradeceu ao executivo e comentou as mudanças da empresa: "estou certo de que o novo desenho do Comitê Executivo dará à companhia a agilidade e o foco necessários para capturar as oportunidades trazidas pela revolução energética, com criação e compartilhamento de valor no longo prazo para os nossos stakeholders. Desejo todo o sucesso aos membros do Comitê Executivo em suas novas atribuições".
A equipe de reportagem da Análise Editorial procurou Siani para comentar a mudança. Contudo, ele informou que não está disponível para entrevistas.