LCFC+ apresenta dois novos sócios para os setores de energia e infraestrutura | Análise
Análise

LCFC+ apresenta dois novos sócios para os setores de energia e infraestrutura

Os reforços apontam novidades no mercado, como as energytechs e os atributos ambientais agregados às fontes de energia

28 de March de 2022 8h

O escritório Lobão Cosenza, Figueiredo Cavalcante Advogados (LCFC+), dedicado principalmente ao Direito de Energia e Infraestrutura, admitiu em seu quadro societário os especialistas Andreu Wilson e Roberto Ramos Bacellar. Os profissionais devem fortificar a assessoria consultiva e contenciosa regulatória para empresas nacionais e estrangeiras, atuando em todas as fases da implementação de projetos e realização de investimentos no Brasil, indo desde o financiamento até a eventual venda.

Andreu Wilson, sócio do Lobão Cosenza, Figueiredo Cavalcante Advogados (LCFC+) (Imagem: Divulgação)

Andreu, que é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), revela que cursou Direito em razão das diversas possibilidades de trajetória profissional que poderia desenvolver. É mestre e, atualmente, doutorando em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição na qual também é professor.

O profissional acumula passagens pelas bancas Villemor Amaral Advogados, Décio Freire Advogados e Lima ≡ Feigelson Advogados; nesta última, envolveu-se em atividades inovadoras de Legal Design e Visual Law, além de ter representado startups e exercido o papel de Chief Diversity Officer (CDO). Andreu também é CEO da Organização pela Equidade Negra (OPEN), responsável pelo acolhimento e mentoria para advogados negros.

Roberto Ramos Bacellar é o novo sócio do Lobão Cosenza, Figueiredo Cavalcante Advogados (LCFC+) (Imagem: Divulgação)

Em uma conversa virtual com Tiago Lobão, fundador do LCFC+, Wilson diz ter percebido uma similaridade nas visões sobre os principais desafios enfrentados pelo setor elétrico e tendências futuras do mercado de energia. Ele já acompanhava o crescimento da firma e expõe a admiração pela excelência na capacidade de atendimento. Ao deixar o cargo no escritório anterior, ele explica que seu intuito era adotar um período sabático até a conclusão do doutorado; no entanto, animou-se com o convite para se juntar à sociedade que, segundo ele, possui um grupo de especialistas competentes e um ambiente horizontal.

Roberto expressa ter, desde jovem, um interesse no funcionamento das instituições, do Estado e sobre como as discussões políticas se transformam em realidade, gerando implicações práticas no cotidiano; estes fatores, segundo ele, o conduziram à graduação em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). O advogado também possui mestrado em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e está realizando um doutorado em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por oito anos, integrou o time do Hapner Kroetz Advogados, focando nos ramos de energia, óleo e gás.

O ingresso de Roberto no LCFC+ se iniciou através de uma recrutadora jurídica; em seguida, ele teve a oportunidade de conversar com os gestores e relata que foi identificado um grande alinhamento de suas ambições com o caminho que o escritório pretende trilhar. As conversas avançaram até que ele recebesse a proposta para compor a equipe, e sua expectativa é de apoiar as empresas e empreendedores na compressão dos aspectos da infraestrutura. O advogado cita que o setor é marcado por problemas complexos e uma intensa regulação, além de cada ramo empresarial demandar uma profundidade e especificidade técnica.

Os sócios mencionam a cooperação para a construção de um setor elétrico menos litigioso, agregando atributos ambientais às fontes de energia enquanto trazem modicidade tarifária para os consumidores residenciais. Outro desafio crucial, de acordo com os profissionais e diante da perspectiva de liberalização, é a adoção de novos modelos de negócio na estrutura regulatória.

Andreu WilsonCEOChief Diversity OfficerChief Executive OfficerConsultivocontencioso regulatórioDécio Freire AdvogadosDesafios RegulatóriosDesenvolvimentoDireito ConstitucionalDireito de EnergiaDireito de InfraestruturaDireito de StartupsDireito do EstadoDireito EconômicoEnergytechsEstadoHapner Kroetz AdvogadosInvestimentosLCFC+Lima ≡ Feigelson AdvogadosLitígioLobão Cosenza, Figueiredo Cavalcante AdvogadosNovos SóciosOPENOrganização pela Equidade NegraProjetos de InfraestruturaRegulaçãoRoberto Ramos BacellarSetor ElétricoVillemor Amaral Advogados