Com 89 anos de história no mercado jurídico e experiência na prestação de assessoria jurídica a clientes nacionais e internacionais, o escritório de advocacia Kincaid Mendes Vianna Advogados, eleito Mais Admirado na edição de 2020 do Análise Advocacia 15 anos em cinco especialidades do Direito, três setores econômicos e no estado do Rio de Janeiro, reforçou sua equipe na área de Direito Trabalhista com a contratação de Roberto Kurtz Queiroz como novo sócio.
Em entrevista exclusiva para a Análise Editorial, o advogado destaca que ficará responsável por coordenar a área trabalhista do escritório, fazendo a gestão da equipe e de questões internas, sempre com a preocupação de manter-se disponível aos clientes que, com o passar dos anos, se tornaram amigos. Segundo Kurtz, uma de suas características que o faz permanecer motivado é a capacidade de se envolver efetivamente nos processos, produzindo ou revisando peças e participando de audiências e sustentações orais.
Desde a Reforma Trabalhista e a alteração substancial da lei nº 6.019/74, ambas ocorridas em 2017, o Direito do Trabalho se mostra em acelerada transformação, frisa. A deflagração da pandemia e as medidas provisórias que a seguiram trouxeram novas discussões e reaqueceram antigas, como a dispensa em massa sem negociação com o sindicato e a (in)aplicabilidade da tese do fato do príncipe. Mais recentemente, de acordo com Kurtz, o julgamento no STF acerca do índice de correção monetária aplicável aos créditos trabalhistas também tem movimentado os debates.
Nascido e criado na cidade do Rio de Janeiro, Kurtz formou-se pela Universidade Santa Úrsula (USU) e acumula pós-graduações em Direito do Trabalho pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu currículo profissional revela uma passagem de 21 anos no Camara: Dibe: Almeida Advogados Associados, banca dedicada à área trabalhista, na qual, de acordo com o advogado, teve o privilégio de aprender com o advogado João Baptista Lousada Camara e com o saudoso Marcos Dibe. Na opinião de Kurtz, uma trajetória longa e bonita, que rendeu diversas amizades e uma sólida experiência na área trabalhista.
Questionado sobre como conheceu o Kincaid Mendes Vianna Advogados, Kurtz reforça que a antiga banca e o escritório funcionavam no mesmo prédio e seus titulares mantêm uma histórica relação de afinidade. Quando decidiu que era o momento de mudar, a sua proximidade com os integrantes do Kincaid fez com que a transição fosse mais tranquila.
Kurtz acredita que a prática aliada ao estudo é fundamental para o crescimento em qualquer profissão. Segundo o advogado, ao longo dos anos, por mais escasso que fosse o tempo, ele manteve a preocupação de se atualizar e de não se afastar das atividades acadêmicas. Para ele, estar atento às recentes discussões jurídicas e à evolução tecnológica que acompanha a advocacia é fundamental para a longevidade da carreira.
Por fim, perguntado sobre quais conselhos daria para o advogado(a) que está iniciando a carreira na advocacia e almeja atuar com demandas trabalhistas, Kurtz destaca pontos importantes como priorizar a ética e ter paciência; ser uma pessoa curiosa e compartilhar experiências com seus colegas de profissão. A carreira do advogado é longa e muitas vezes o resultado almejado demora a chegar.