A Allonda, empresa de engenharia focada em soluções ambientais, anunciou Karina Mezawak como nova diretora jurídica. Eleita como uma das executivas jurídicas Mais Admiradas no ranking da última edição do anuário ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS, a advogada dá início a uma nova jornada em sua carreira, após integrar a equipe jurídica do Grupo Ecorodovias por cerca de 15 anos.
Formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), Karina também é especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito (EPD), áreas que, segundo a profissional, são seu foco de atuação e lhe proporcionam uma visão mais completa de mercado.
O interesse em integrar departamentos jurídicos corporativos, segundo Mezawak, veio após um período de atuação em escritórios de advocacia e por estar em busca de experiências profissionais que fossem diferentes das que já havia vivido.
Em 2007, Karina iniciou sua trajetória no Grupo Ecorodovias como advogada de uma de suas concessionárias de rodovia, posteriormente alcançando a posição de coordenadora jurídica na holding do grupo, em 2009. Já em 2014, atuou como gerente jurídica da subholding e centro de serviços compartilhados da empresa, cargo que ocupou até ingressar na diretoria jurídica da Allonda.
Com a missão de projetar uma melhora para o departamento jurídico da empresa e aprender mais sobre um novo setor de infraestrutura, Karina ingressa no quadro de colaboradores da Allonda trazendo uma expertise em gestão de empresas de grande porte. Segundo a diretora jurídica, os desafios encontrados neste primeiro momento de atuação são impulsionados pelo crescimento exponencial da companhia e pela necessidade de estruturação concomitante do departamento.
Atuando em um regime de trabalho híbrido, Mezawak afirma que manter a rotina de gestão do departamento e saber lidar com o volume de informações que recebia virtualmente foi um contratempo no momento inicial da transição para o home office. Porém, atualmente, esse formato de trabalho se estabilizou e a integração com todas as áreas da empresa tem sido feita de modo fluído e sem maiores impasses.
Por fim, Karina afirma que suas expectativas para o novo momento em sua carreira estão voltadas para o o suporte à alta administração da Allonda e planejamento de metas de reorganização da área, assim como para a implementação e aprimoramento de processos jurídicos e de compliance, sempre com foco no desenvolvimento e aprendizado contínuos.