Kamino conta com nova head of legal, compliance & public policy | Análise
Análise

Kamino conta com nova head of legal, compliance & public policy

Juliana Strohl é a atual aposta para comandar a área jurídica da empresa

14 de November de 2022 11h

O hub financeiro Kamino, empresa que ajuda startups da América Latina a administrar seu dinheiro e investimentos, anunciou Juliana Strohl como head of legal, compliance & public policy. A advogada que atuava como advisor na empresa, agora auxilia o jurídico do hub, que promete solucionar os principais problemas bancários e financeiros de founders e CFOs.

A head jurídica tem como objetivo inicial aprimorar o que está sendo feito na Kamino de uma forma segura e consciente. Para isso, segundo a executiva, ela faz um mapeamento geral conversando com todos os profissionais para saber o que pode ajudar nas áreas e afirma que gosta muito de um jurídico que não é reativo, mas, sim, proativo. Apesar da mudança de cargo ser desafiadora, o novo ciclo de aprendizagem é a parte favorita de Strohl.

Formação e carreira

Formada em Direito pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Contratos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Strohl decidiu se especializar em Direito e Tecnologia da Informação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Após a formação, quando o mercado começou a surgir na tecnologia com as fintechs e startups, se interessou bastante e começou a ir atrás de ampliar seus conhecimentos no segmento.

Antes de chegar na Kamino, Juliana teve uma trajetória bastante tradicional dentro do Direito. De início, estagiou em escritório de advocacia contencioso e, depois, foi para o Direito Público. Logo em seguida, atuou na área regulatória do Mattos Filho, escritório que figura entre os Mais Admirados desde a primeira edição do ANÁLISE ADVOCACIA, migrando para a área de seguros e, posteriormente, para a de banking impanmances. 

A partir daí, Juliana afirma que começou a gostar da inovação no mercado regulado. Quando estava no Mattos Filho, sua líder direta foi ser sócia de um escritório mais boutique e Juliana foi junto. Ela conta que teve muito incentivo dessa líder para estudar e começou a ir em eventos de inovação e tecnologia, até descobrir o modelo regulatório e pensar que queria trabalhar numa startup.

Para ela, a mudança de escritório para o meio corporativo é uma virada de chave muito importante na carreira do advogado. "Passei a ser mais clara, objetiva e dinâmica para que o conhecimento fosse difundido e acessível. Foi uma grande mudança e imprescindível na minha carreira. Vi que esse é o meu perfil hoje", diz a executiva.

Após a mudança para o corporativo, Strohl trabalhou para o aplicativo de gestão financeira GuiaBolso e a startup Truepay (atual Tino). Como ainda mantinha contato com seu antigo líder do GuiaBolso, após ele fundar a Kamino, ela assessorou a empresa como advisor e decidiu fazer parte oficialmente do time jurídico da empresa como head of legal, compliance & public policy.

Juliana Strohl, nova head of legal, compliance & public policy na Kamino (Imagem: Divulgação)
ComplianceDepartamento JurídicoEscritório Mais AdmiradoExecutiva de ComplianceExecutiva JurídicaInovaçãoInvestimentosLegalLegal Ethics ComplianceLiderança femininaMattos FilhoMercado de startupsMercado em MovimentoNova Headnova head jurídicaPolíticas PúblicasStartupsTecnologiaTecnologia & Inovação