O Itaú Unibanco Holding, que faz parte do Conglomerado Itaúsa, e esteve representando nos últimos cinco anos pela ex head jurídica Claudia Politanski, no ranking de executivos jurídicos mais admirados presente na publicação Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, passa a contar com Leila Braga de Melo como head do setor e no comitê executivo do banco.
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Leila possui pós-graduação em Direito Financeiro pela Ibmec e aperfeiçoou sua liderança com o curso oferecido pela IWF Leadership Foundation. Contudo, a head revela que desde muito nova, por gostar de ler e escrever, queria ser jornalista. Esse desejo mudou no último ano do ensino médio, por influência do irmão mais velho, na época advogado, e por enxergar no Direito uma carreira mais ampla.
"Eu achava que o jornalismo era o caminho natural, por gostar de ler e escrever. Mas o Direito apareceu e eu achei muito mais amplo: você poderia escrever artigos, ir para o poder público, iniciativa privada..." - Leila sobre sua opção pela área.
Ainda no período universitário, Leila ingressou na banca Araújo e Policastro como estagiária, em seguida passou a atuar de forma efetiva com as demandas contenciosas. A advogada revela que na época sentia-se um pouco desapontada, pois passava horas escrevendo peças de defesa, mas elas não eram lidas completamente pelos juízes. Hoje, com mais maturidade, Leila diz entender o quão difícil seria para os juízes lerem as peças minuciosamente.
Em 1997, através de um amigo, descobriu que o Unibanco estava em busca de advogados jovens para o setor bancário. Mesmo sem experiência no setor, Leila se aventurou e afirma ter ficado encantada com a entrevista, com a companhia e as pessoas, após todos os processos seletivos ingressou na companhia no cargo de advogada júnior.
"Eu entrei numa área muito especial. Área de M&A, transações, uma área internacional. Então eu aprendi muito na época, e me encantei com o Direito Bancário."
No período em que atuava pelo Unibanco, Melo fora convidada por um dos sócios do escritório Debevoise & Plimpton, de Nova Iorque, para trabalhar de forma simultânea na banca. Leila atuou por mais de um ano no escritório. Ao retornar ao Brasil trouxe consigo novas experiências profissionais e pessoais. Após seu retorno, sua chefe e diretora jurídica, na época, informou estar de saída e, por Leila ter as qualificações necessárias e experiência, foi nomeada parra assumir as demandas do setor.
Pouco tempo após assumir o novo cargo, com novas responsabilidades, Leila deu à luz a seu primeiro filho. De acordo com a head, apesar da preocupação para alinhar a vida profissional com a maternidade, encontrou equilíbrio entre ambas, o qual conta que a experiência lhe proporcionou enxergar até mesmo sua equipe de outra forma futuramente. Por conseguinte, outra iniciativa também surgiu tempo depois, quando ingressou como diretora vice-presidente do WILL (Women in leadership Latin America), associação com o enfoque voltado para o crescimento de mulheres em suas carreiras e lideranças.
Atualmente, após a fusão entre o Unibanco e o Itaú, em que a executiva esteve presente em toda documentação e negociação da união, Leila usa os "chapéus" jurídicos, de ouvidoria, relações governamentais, comunicação corporativa, sustentabilidade, dentro da instituição, e revela sempre exercer seu papel com muito amor e integridade.
"Foi uma união muito bacana e respeitosa. Do jurídico estávamos somente eu, a Claudia [Politanski] e o único advogado externo Nelson Eizirik, a negociação deu certo porque todas as partes estavam felizes com a fusão" - Melo sobre a fusão entre o Unibanco e Itaú.
Para Leila a oportunidade em ser head jurídica, e atuar com o seleto comitê de executivos do banco, traz o desafio de conhecer a instituição como um todo, e não somente ficar restrita as suas áreas. De acordo com a executiva, um advogado que conhece o seu setor, é um advogado melhor preparado, e ela se vê pronta para encarar os novos desafios e auxiliar no crescimento e na diversidade do banco.
Aos novos formados e formandos, em Direito, Leila diz: "Tenham técnica, estudem, sejam curiosos, troquem conhecimentos e tenham empatia...".
Livros recomendados por Leila Melo:
Faça Acontecer - Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar - Sheryl Sandberg
How Women mean Business - Avivah Wittenberg-Cox
Minha História - Michelle Obama
Eu sou Malala - Malala Yousafzai, Christina Lamb
Justiça - O que é fazer a coisa certa - Michael J. Sandel
Organizações Exponenciais - Salim Ismail, Yuri Van Geest, Michael S. Malone