Gisela Gadelha será a nova diretora de parcerias estratégicas com o setor privado do INPD | Análise
Análise

Gisela Gadelha será a nova diretora de parcerias estratégicas com o setor privado do INPD

A executiva atuará como mediadora entre a INPD e seus parceiros

25 de January de 2021 10h30

O Instituto Nacional de Proteção de Dados (INPD) anunciou recentemente a contratação de Gisela Gadelha para o cargo de diretora de parcerias estratégicas com o setor privado. A instituição, que havia anunciado recentemente a contratação de Caio César de Oliveira, reforça sua equipe, em 2021, contando com a experiência de sua nova diretora.

Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Gisela possui mestrado em Ciências Jurídicas, com a defesa de tese sobre Direito Constitucional, pela Universidade Autônoma de Lisboa. De acordo com a diretora ela nunca hesitou sobre qual profissão seguir.

Ainda no início de sua carreira, após ser aprovada em concurso público, Gisela atuou como estagiária na Procuradoria Geral do Rio de Janeiro. A advogada tivera uma passagem breve pelo escritório Pellon & Associados Advocacia. Logo em seguida viera o convite para atuar como advogada pela Firjan, onde permanece até hoje, porém com o atual cargo de diretora de compliance e jurídico.

Gisela Gadelha, nova Diretora de Parcerias Estratégicas com o Setor Privado do INPD (Imagem: Divulgação)

Além de sua posição na Firjan, Gadelha é vice-presidente jurídica no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), vice-presidente no Conselho de Contribuintes da Secretária do Estado Rio de Janeiro, coordenadora do curso de Compliance no Instituto New Law, professora pela FGV-RJ e, agora, diretora de parcerias estratégicas com o setor privado no INPD.

Sobre seu ingresso ao Instituto Nacional de Proteção de Dados, Gisela acredita que um dos maiores desafios é a disseminação da cultura de proteção de dados e privacidade. A diretora conta que, apesar de terem avançado bastante em LGPD, as companhias, de forma geral no país, ainda caminham com passos lentos em busca do desenvolvimento sobre o tema.

Após mais de 20 anos de sua formação, Gadelha enxerga o Direito como uma oportunidade para sempre assumir novos desafios. Sua jornada, no INPD, iniciou-se na segunda semana de 2021 e ela espera poder auxiliar o crescimento do país sobre o assunto de Proteção de Dados e Privacidade.

Diretora de Parcerias Estratégicas com o Setor PrivadoDiretora EstratégicaFirjanGisela GadelhaINPDInstituto Nacional de Proteção de DadosLGPDPellon & Associados AdvocaciaProteção de DadosProteção de Dados e Privacidade