Três profissionais alcançam a posição de sócios no Fialho Salles Advogados | Análise
Análise

Três profissionais alcançam a posição de sócios no Fialho Salles Advogados

Com mais de dez anos de trajetória na banca mineira, os advogados promovidos elogiam o plano de carreira estruturado e o ambiente acolhedor

2 de March de 2022 12h

Alicerçado em uma visão global sobre os negócios dos clientes e com expertise em demandas complexas, o escritório Fialho Salles Advogados integrou três membros seniores da equipe ao seu time de sócios: Gustavo Rocha Uchiyama, no ramo do Direito Público; Leonardo de Abreu Birchal, dedicado ao Direito Privado e Econômico e Pedro de Castro Magalhães, nas áreas tributária e fiscal. Com as promoções, o escritório consolida uma oferta mais abrangente de serviços jurídicos, garantindo 14 nomes em seu quadro societário.

Gustavo nasceu em Ipatinga (MG), mas passou a infância e adolescência em Ouro Branco (MG). Ele conta que a vontade de colocar em prática valores de justiça, igualdade e liberdade o levaram a cursar Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Sua primeira experiência profissional envolveu o atendimento de servidores e instituições públicas na antiga firma do advogado Gustavo Magalhães, que também é sócio do Fialho Salles; em 2012, todo o time da firma migrou para a banca atual. Desde então, Gustavo atua na assessoria de empresas em suas relações com o Poder Público, seja em licitações, concessões ou Parcerias Público-Privadas (PPP).

Gustavo Rocha Uchiyama assessora empresas em suas relações com o Poder Público (Imagem: Divulgação)

Uma década depois, celebrando a promoção e renovando as energias, o sócio relata ter um sentimento de responsabilidade em ajudar a construir uma visão de futuro da banca, sobretudo diante das evoluções e dinamicidade do meio jurídico; ele cita, por exemplo, novas tecnologias, nichos de mercado e relações empregatícias. Uchiyama reafirma o compromisso diário de desenvolver a equipe, aprimorar o trabalho técnico e conquistar clientes. Além disso, destaca o plano de carreira estruturado, no qual as expectativas em relação aos colaboradores são alinhadas desde os primeiros dias.

"Existe uma excitação nessa fase, porque todos nós trabalhamos muito para chegar aqui, e faz parte do jogo comemorar a vitória. Junto com ela, vem esse sentimento de responsabilidade e de que há muito trabalho pela frente, o que mostra que estou apenas no início de minha jornada", comenta Gustavo.

Natural de Belo Horizonte (MG), Leonardo expõe ter sido conduzido para a carreira jurídica pela possibilidade de um horizonte versátil e amplo. Formado pela Faculdade Milton Campos e mestre em Processo Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele ingressou no Fialho Salles em 2007; seu foco inicial era o contencioso cível, o que lhe rendeu habilidade em resolução de controvérsias.

Com o tempo, teve a oportunidade de trabalhar em projetos de infraestrutura, utilizando seus conhecimentos de arbitragem e litígios. Atualmente, é doutorando em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP).

Leonardo de Abreu Birchal atua em resolução de controvérsias e projetos de infraestrutura (Imagem: Divulgação)

Recebendo com muita felicidade e entusiasmo a proposta para fazer parte da sociedade, o profissional avalia que este momento é de muita concentração e calma, para poder absorver a nova dinâmica e a dose grande de responsabilidade. Com altas expectativas de contribuir com o crescimento da banca, ele reconhece a sorte de ter pessoas excepcionais ao seu lado, e considera que o ambiente acolhedor deve dar mais tranquilidade para enfrentar os desafios.

"Aqui é um lugar de pessoas ambiciosas. Preservar o bom clima de trabalho, fazer com que todos possam desenvolver suas carreiras e tornar, cada vez mais, o Fialho Salles em um escritório de referência, são os ideais em comum de quem trabalha aqui", cita Leonardo.

Pedro também fez graduação na Faculdade Milton Campos e mestrado — em Direito Empresarial — pela UFMG, bem como especializações em Direito Tributário pela PUC-Minas e em Finanças pela Fundação Dom Cabral (FDC). Com passagens pelos escritórios Azevedo Sette Advogados, Tolentino Advogados e Botelho Advogados, o advogado belo-horizontino acumula sólida expertise envolvendo tributos diretos e indiretos e integra a equipe do Fialho Salles há dez anos, atuando em emissão de pareceres jurídicos, planejamento tributário e assessoria tributária em processos de Fusões e Aquisições.

Pedro de Castro Magalhães tem forte expertise em tributos diretos e indiretos (Imagem: Divulgação)

O especialista explica que a área tributária é especialmente dinâmica e exige atualizações constantes, indicando que é preciso estar um passo à frente das transformações do mercado. Ele pontua que alcançar a posição de sócio concede, necessariamente, uma participação mais ativa nas decisões e nas medidas para acompanhar as tendências; sua perspectiva é de aliar as conquistas obtidas até agora com a superação dos novos desafios que o cargo exige. O advogado reconhece ter tido os melhores mestres na banca e diz ter assimilado a cultura interna nos mínimos detalhes.

"O escritório tem uma estrutura muito profissional, com sócios competentíssimos, uma equipe muito capacitada, uma posição de mercado privilegiada e uma sólida base de clientes. Tudo isso joga a favor de um futuro promissor", afirma Pedro.

O Fialho Salles Advogados foi criado em 2006, a partir da fusão de três escritórios. Na sede em Belo Horizonte (MG), atuam Leonardo e Pedro; já Gustavo está na unidade de São Paulo (SP), cidade onde reside há seis anos. A firma abrangente é listada no anuário ANÁLISE ADVOCACIA desde 2016 e, na edição de 2021, foi eleita em 10 rankings, incluindo nos das especialidades Cível, Tributário e Societário.

Análise AdvocaciaArbitragemConcessõesContencioso CívelDireito EconômicoDireito PrivadoDireito PúblicoDireito TributárioEscritório Mais AdmiradoFialho Salles AdvogadosFiscalFusões & AquisiçõesGustavo Rocha UchiyamaInfraestruturaLeonardo de Abreu BirchalLicitaçãoLitígiosNovos SóciosParcerias Público-PrivadasPareceres JurídicosPedro de Castro MagalhãesPlanejamento TributárioPlano de CarreiraPoder PúblicoPPPsResolução de ControvérsiasTributos DiretosTributos IndiretosVisão de Futuro