Ex-presidente do TST assume cargo de consultor em escritório | Análise
Análise

Ex-presidente do TST assume cargo de consultor em escritório

João Batista Brito Pereira assumiu o cargo na Advocacia Maciel

12 de September de 2022 19h32

O ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Batista Brito Pereira, assumiu o cargo de consultor jurídico do escritório Advocacia Maciel, eleito Mais Admirado pelo anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2021.

Brito Pereira prestará consultoria nas áreas de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito do Consumidor, em respostas a consultas, estudos de viabilidades e outras questões à medida das demandas do escritório.

Em 1982, a convite de José Alberto Couto Maciel, sócio presidente da firma, Brito Pereira começou sua carreira de advogado na Advocacia Maciel. Anos depois, por meio de concurso público de provas e títulos, ingressou no Ministério Público do Trabalho (MPT). Em 2000, o novo consultor chegou ao cargo de Ministro do TST, que ocupou por 20 anos e 10 meses.

Com o objetivo de se dedicar à vida pessoal e à família, Brito Pereira entrou com pedido de aposentadoria no ano de 2021. No entanto, o novo consultor da Advocacia Maciel relatou que fez questão de aceitar o convite de José Maciel, seu antigo amigo, para se juntar novamente à banca.

Durante toda sua trajetória profissional, Brito Pereira adquiriu ampla experiência no mundo jurídico, o que foi decisivo para que assumisse o cargo de consultor com expectativas positivas.

Contudo, o consultor ressaltou que não poderá atuar perante o TST até abril de 2024. Brito Pereira alega que há dispositivos constitucionais que o impedem de atuar perante tribunais logo depois de deixar a magistratura.

João Batista Brito Pereira, novo consultor jurídico do escritório Advocacia Maciel (Imagem: Divulgação)

Carreira

O jurista foi advogado militante na área trabalhista e consultor trabalhista a partir de 1982. Em 1988 ingressou no Ministério Público do Trabalho (MPT), exercendo o cargo de subprocurador-geral do Trabalho. Já em maio de 2000, ingressou no TST e deixou a Corte em 2021.

No TST, Brito Pereira foi Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho de 2014 a 2016, e Presidente do Tribunal e do Conselho Superior no biênio 2018-2020.

Análise EditorialMais AdmiradosNovo ConsultorTST