Após dois anos no cargo de gerente jurídica da Jive Investments, como responsável pelas operações estruturadas de investimento e desinvestimento dos fundos sob gestão, incluindo transações para aquisição e venda de ativos, reestruturação de dívidas e M&A, a advogada Daniela Mineko Noda é anunciada nova sócia do Themudo Lessa Advogados. Somados 18 anos de trajetória profissional, a advogada atuará nas áreas de operações financeiras, mercado de capitais, contratos e operações societárias.
Em entrevista para a Análise Editorial, Daniela destaca que, enquanto sócia, ficará responsável pela coordenação, assessoria jurídica e negociação das operações financeiras, de mercado de capitais, contratos e operações societárias envolvendo os clientes do escritório, além do treinamento e suporte ao time interno em seu desenvolvimento e evolução de carreira. Adicionalmente destaca que participará, com os demais sócios, nas discussões e decisões estratégicas do escritório. Ela também afirma estar muito animada com o novo desafio, além de sentir-se honrada em fazer parte de um time seleto e alinhado. Pontua também que sua experiência a permite uma melhor compreensão das necessidades dos clientes, otimizando e antecipando o atendimento de suas demandas.
Formada pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e LL.M. em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo Insper, Daniela, durante quatro anos foi advogada no Unibanco, com atuação focada em operações estruturadas, financiamentos sindicalizados, project finance e estruturação de parcerias comerciais para o desenvolvimento de produtos financeiros.
Na sequência, ingressou na Companhia Siderúrgica Nacional, onde atuou durante 12 anos na função de gerente jurídica financeira, como responsável pela assessoria jurídica in-house a toda a Diretoria Financeira do grupo CSN, envolvendo a coordenação e negociação de operações no mercado financeiro e de capitais local e internacional, financiamentos de projetos, trade finance, financiamentos a M&A, captações cross border, além do atendimento à auditoria interna, externa, áreas de riscos e compliance, no tocante às operações financeiras do grupo.
O período vivido na Jive Investments, segundo a advogada, foi fundamental na diversificação de sua prática profissional e aprofundamento em novas estruturas de investimento e reestruturação de crédito. No entanto, a possibilidade de atuação em um escritório boutique de Direito Empresarial transacional, há algum tempo lhe interessava. A filosofia de trabalho do Themudo Lessa Advogados, com envolvimento profundo dos sócios na estruturação e viabilização de negócios para seus clientes, sempre pautada em valores éticos e crescimento orgânico sustentável, se mostrou alinhada com seus objetivos e valores.
Quando questionada sobre as diferenças entre o advogado corporativo e o advogado de escritório, Daniela é categórica em dizer que o profissional corporativo in-house tem um conhecimento mais íntimo das peculiaridades, desafios e oportunidades da empresa, podendo representar um parceiro estratégico das áreas de negócio e um guardião de melhores práticas internas com reflexos em produtividade e mitigação de riscos no médio e longo prazo. Por outro lado, o profissional de banca, por se deparar com uma gama mais diversa de clientes e maior profundidade técnica, possui um arsenal mais repleto para customizar sua assessoria jurídica aos mais variados perfis e desafios de seus clientes, podendo também auxiliá-los na identificação de oportunidades de novos negócios e otimização de seus resultados.