CHENUT abre a sua primeira filial no metaverso | Análise
Análise

CHENUT abre a sua primeira filial no metaverso

O escritório pretende ser a principal ponte de conexão dos clientes à tecnologia

18 de July de 2022 11h

Contribuindo para um movimento de transformação no mercado de advocacia, o Chenut Oliveira Santiago instalou sua primeira unidade no metaverso, oferecendo aos clientes, colaboradores e demais parceiros, uma série de usos e oportunidades. Com este projeto, o escritório deve antecipar algumas das inovações jurídicas resultantes da tecnologia, e contribuir para moldar esse novo ambiente de negócios.

"Há anos acompanhamos as necessidades do mercado jurídico. Foi assim, quando inauguramos nossas filiais no exterior, posteriormente quando alteramos nosso modelo de negócios para sermos um escritório online e, agora, com a nossa unidade no metaverso", afirma a sócia, Paola Karina Ladeira.

De acordo com Paola, responsável pela diretoria técnica que contempla a área de inovação do Chenut Oliveira Santiago, todos os clientes foram convidados a conhecer o espaço, e as equipes internas realizaram reuniões de alinhamento na realidade virtual. Ela indica que esta interação oferece uma maior integração e fortalece as relações de trabalho, como em exercícios de brainstorming, criação conjunta de soluções e, até mesmo, em happy hours

Paola Karina Ladeira coordena os projetos de inovação do escritório, e atua em Contencioso Empresarial, Cível, Arbitragem, e Recuperação de Crédito (Imagem: Divulgação)

A unidade opera na plataforma Open Campus, desenvolvido pela firma de software Virbela, bastando uma conexão de internet e um computador com desempenho mediano para acessar.

"Como a plataforma escolhida é voltada para empresas e negócios, teremos a oportunidade de interagir com outros usuários, fazer um networking corporativo e aprofundar sobre os problemas jurídicos desse novo ambiente", relata a profissional.

Entre as principais aplicações com potencial de expansão no metaverso, a advogada elenca as práticas de real estate e o desenvolvimento de contratos abarcados por garantias aplicáveis, bem como serviços de empréstimos e locação de ativos de propriedade digital, que já estão ocorrendo intensamente. 

Referência digital

A banca pretende ser a principal ponte que conecta os clientes à tecnologia, apresentando seu funcionamento, possibilidades, e auxiliando em eventuais dúvidas.

"Sempre que recebemos um novo cliente, mergulhamos no seu negócio para entender em detalhes cada etapa. Ao expandir nossas práticas para questões jurídicas no metaverso, não poderia ser diferente: é necessário estarmos lá e experimentarmos os mesmos dilemas dos nossos clientes", assegura a sócia.

No Open Campus, é possível participar de eventos como feiras e palestras, apresentar relatórios e pareceres, e realizar entrevistas e dinâmicas para contratação de novos colaboradores - assegurando um processo seletivo mais dinâmico e transparente, expõe Paola. Para a advogada, o metaverso é uma alternativa para a socialização, interação comercial e geração de negócios, em um ambiente cada vez mais virtual e dinâmico.

"O futuro é promissor e a adesão está ocorrendo aos poucos e pelos diversos players do meio jurídico. Nossa expectativa é conseguir mostrar todo o potencial e descobrir novos formas de interação com o tempo", projeta.
Imagem da sala de reunião do CHENUT, durante visita guiada com a equipe (Imagem: Divulgação)

O escritório

Com cerca de 15 anos de trajetória, o Chenut Oliveira Santiago está sediado em Nova Lima (MG), e possui unidades em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), além de ter presença internacional em Portugal e França. 

O escritório full-service é Mais Admirado desde a edição de 2013 do ANÁLISE ADVOCACIA, sendo destaque no levantamento de 2021 na especialidade Cível e unidade federativa de Minas Gerais.

Ambiente de NegóciosAnálise AdvocaciaChenut Oliveira Santiago AdvogadosDesenvolvimento de ContratoDiretora TécnicaEscritório Mais AdmiradoEscritório no metaversoInovação JurídicaInovação TecnológicaLocação de Ativos de Propriedade DigitalMetaversoOpen CampusPaola Karina LadeiraPropriedade DigitalReal EstateServiço de empréstimoSoftwareVirbela