Eleito Mais Admirado na edição de 2020 do Análise Advocacia 15 anos em uma especialidade do Direito, um setor econômico e no estado de São Paulo, o escritório Oliveira e Olivi Advogados Associados, promoveu o advogado Cesar Covre Batista ao cargo de sócio responsável pelo setor de tecnologia e inovação. Em entrevista para a Análise Editorial, o profissional comenta sobre as expectativas para 2021 em relação a área e sobre estar à frente do exclusivo sistema da OeO desenvolvido na plataforma Salesforce.
Formado em 2009 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Cesar trabalhou como estagiário e advogado durante sete anos na Fadel Advogados Associados. Em seguida, foi contratado para lidar com as demandas na área cível da Oliveira e Olivi. Segundo ele, como sempre se interessou por tecnologia e inovação, começou a estudar e fazer pesquisas sobre sistemas de gestão, programação, análise de dados e outras ferramentas que pudessem melhorar seu rendimento no escritório.
Perguntado sobre o sistema OeO desenvolvido na plataforma Salesforce, o advogado explica que a companhia é uma grande potência tecnológica, sendo reconhecida mundialmente por suas soluções inovadoras focadas no gerenciamento do relacionamento com clientes. De acordo com ele, durante seus estudos, ficou claro que por meio do ecossistema de ferramentas que a plataforma oferece, poderia criar algo realmente inovador e que atendesse às oportunidades que enxergava para o futuro do escritório.
O trabalho desenvolvido na Oliveira e Olivi é uma solução totalmente customizada dentro da plataforma, de modo a possibilitar um relacionamento com o cliente mais ágil, personalizado e estratégico. Por meio dela, Cesar comenta que o escritório faz toda gestão de processos, desde os trabalhos e prazos até qualquer outro tipo de informação relevante de atendimento ao cliente. Além disso, através de integrações via robôs é realizada a captura de publicações, andamentos e dados processuais de todo o Brasil.
Outro ponto positivo em destaque é que a cada nova atualização da plataforma Salesforce (três por ano) novas ferramentas e tecnologias são colocadas à disposição, explica o advogado. Segundo ele, para o escritório, adotar o recurso é como estar nos ombros de um gigante: "Os bilhões investidos por eles todos os anos nos colocam sempre na vanguarda tecnológica, oferecendo vantagem competitiva para inovar e oferecer uma experiência única aos usuários e clientes", afirma.
Em outro momento da entrevista, quando perguntado sobre quais serão suas tarefas e responsabilidades enquanto sócio e líder da área, Cesar reforça que um dos principais objetivos é manter a sociedade sempre na vanguarda desses setores. Como a tecnologia nunca deve estar dissociada da produtividade, o advogado destaca possuir um olhar bastante voltado nesse sentido, buscando sempre formas mais eficientes, seguras e corretas de tratar os dados e as informações.
Toda a arquitetura de dados e desenvolvimento de painéis dinâmicos e relatórios são feitos ou coordenados por Cesar. De acordo com ele, o escritório utiliza a ferramenta Tableau CRM, como Business Inteligence, seja para gerar informações estratégicas e analíticas, seja para analisar a produtividade e atividades internas.
Questionado sobre os próximos passos e os objetivos a conquistar na área, Cesar frisa que, em primeiro lugar, a ideia é continuar garantindo a segurança dos dados e o acesso ágil dos advogados às informações que eles precisam no momento certo, para que possam prestar um atendimento estratégico e completo aos clientes. No setor tecnológico, o advogado diz que tão importante quanto fazer é manter-se em alta performance.
De acordo com ele, o escritório pretende criar soluções mais customizadas para algumas outras demandas. O advogado explica que a banca desenvolve, por exemplo, soluções específicas para gestão de débitos tributários e para controle de teses e ações de restituição, com ferramentas, automações e fluxos específicos que facilitam a elaboração de estratégias e a visualização dessas informações pelos clientes, garantindo um atendimento personalizado e plano de expansão dessa customização e automação.
O comprometimento dos sócios em manter a cultura de investimentos do escritório, incentivando a procura constante de novas soluções tecnológicas e retirando as barreiras que impedem a inovação, foram fatores abordados na conversa. Para ele, a sensação é de grande motivação com o desafio, ao mesmo tempo que ciente da responsabilidade.
No ponto de vista dos negócios, tamanha adversidade trazida pela pandemia exige uma advocacia ainda mais ágil, estratégica e de resultado. Após anos de preparação e investimentos, Cesar afirma que a banca está apta a oferecer um serviço diferenciado, de modo a transformar as adversidades em oportunidades.