O Carneiros & Dipp Advogados, com sede em Brasília, anunciou a contratação de Rafael Marquez como novo sócio. O profissional chega à banca sob a responsabilidade de liderar o escritório de São Paulo - aberto há um ano - para reforçar a atuação nas áreas de Direito Empresarial, Direito Público, Compliance, Improbidade Administrativa, Penal Empresarial, Eleitoral e Trabalhista. A sociedade é uma parceria entre o Carneiros Advogados e o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e advogado Gilson Dipp.
Rafael conta que teve a oportunidade de trabalhar durante quase quatro anos com dois ministros do Supremo Tribunal Federal. Na sequência, trabalhou no Pinheiro Neto Advogados, em Brasília e em São Paulo, por sete anos, atendendo clientes nos mais variados setores econômicos. Na Braskem, multinacional de petroquímica, foram quase três anos atuando nas mais diversas questões jurídicas e operações envolvendo a negociação e o contencioso relacionado a contratos comerciais no mercado doméstico e internacional, M&A, reestruturação societária, gestão de crise, contencioso estratégico, logística, portuário, ambiental, regulatório, tributário, dentre outras.
Após isso, por mais de quatro anos, atuou em escritório próprio, lidou com o mercado audiovisual como diretor jurídico de uma produtora de filmes e foi cofundador de uma startup de investimento de impacto social. Para o advogado, felizmente, ele teve a oportunidade de trabalhar em diversas áreas e frentes jurídicas, gerando muitas experiências e, inclusive, entendendo os variados lados do Direito e da atuação como advogado, somado ao mestrado em Direito dos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Questionado sobre a decisão de deixar a antiga banca para ingressar no novo escritório, sobretudo, na opinião de Rafael, o propósito de expandir a atuação em São Paulo, é um desafio que o instiga bastante. O advogado também acrescenta que fazer parte de uma sociedade com a reputação do Carneiros e Dipp é motivador e gratificante, além do entusiasmo do time de advogadas e advogados com excelente qualificação profissional e acadêmica.
Por fim, afora a expansão do escritório em São Paulo, a proximidade com os clientes e a conexão com Brasília, Rafael diz que terá a missão de ampliar a atuação consultiva e contenciosa da banca, nas áreas empresarial, contratual, regulatória, inclusive para o ambiente de negócios das startups, bem como reforçar a atuação em litígios perante os Tribunais Superiores.