Banca inteiramente feminina completa 10 anos de atuação | Análise
Análise

Banca inteiramente feminina completa 10 anos de atuação

Sócias afirmam que time feminino traz inspiração, reconhecimento e equidade ao mercado de advocacia, apesar dos desafios

18 de June de 2024 8h15

Fundado em 2014 no Rio de Janeiro pelas sócias Lucilene de Freitas Toni e Maria Eugenia Muro, o escritório Toni & Muro Advogados celebra 10 anos de atuação. Atualmente, conta com 11 advogadas e atua em diversas áreas como Aeronáutica, Civil, Contratos, Empresarial, Imobiliária, Licitações e Contratos Públicos, e Trabalhista.

"Nós viemos com uma bagagem do que não queríamos em nosso escritório. Desejávamos conseguir atender de um jeito bacana, que traria uma troca proveitosa para o cliente. Quando olhamos para trás, não imaginávamos chegar onde chegamos e faz parte olhar para o futuro e almejar por mais", afirma Maria Muro.

É possível afirmar que cada pequena conquista alcançada é única e de extrema importância para a dupla. Reconhecer marcos que foram fundamentais para a expansão do escritório é significativo, como a entrada de três grandes clientes em 2017, um ponto crucial que impulsionou o crescimento da equipe e fortaleceu sua base. Além disso, o fato de ser uma banca inteiramente feminina, embora traga desafios, é totalmente viável e, segundo a sócia Lucilene Toni, pode servir de inspiração ou modelo para outras organizações.

"Particularmente, gostamos de trabalhar com mulheres, pois acreditamos que são muito detalhistas e muitas vezes é por esses detalhes que os processos são ganhos. Nosso escritório é 100% feminino, não é uma bandeira do local e não impede que um homem venha a trabalhar conosco um dia. Tivemos a sorte e o privilégio de trabalhar com pessoas muito competentes; temos advogadas que estão conosco há 8 e 9 anos. Essas pessoas foram comprando a ideia do escritório e se destacando", diz Toni.

De acordo com as sócias, "caminhar um passo por vez" é o que se pode esperar do Toni & Muro Advogados para os próximos anos, além da expansão de clientes, inovação tecnológica, responsabilidade social corporativa, parcerias estratégicas e desenvolvimento de talentos.

Da esq. para dir: Maria Eugenia Muro e Lucilene de Freitas Toni, socias do Toni & Muro Advogados (Imagem: Análise Editorial/ Divulgação Toni & Muro Advogados)
Lucilene de Freitas ToniMaria Eugenia MuroToni & Muro Advogados