ACC Brasil finaliza a primeira temporada do clube do livro para advogadas | Análise
Análise

ACC Brasil finaliza a primeira temporada do clube do livro para advogadas

A iniciativa de Andreia Marcelino tem como foco fortalecer os laços entre as mulheres da ACC Brasil

13 de November 0h13
Clube do Livro da ACC Brasil (Imagem: Reprodução)

As advogadas corporativas Andreia Marcelino e Juliana Ugarelli iniciaram, em abril de 2025, o Clube do Livro da ACColhimento, voltado exclusivamente para integrantes da ACC Brasil. A primeira temporada chegou ao fim na última semana, mas a próxima edição já tem data marcada para as inscrições.

Para o ano de 2026, as inscrições para a nova temporada serão abertas em 10 de dezembro de 2025, mas qualquer advogada in house poderá se juntar aos encontros semanais mesmo após essa data.

A proposta nasceu do desejo coletivo de unir profissionais em um espaço aberto à reflexão sobre os desafios de ser mulher, mãe, esposa e profissional, utilizando a literatura como ferramenta de empoderamento. As obras escolhidas são escritas por mulheres e abordam temas que incentivam o diálogo e o fortalecimento dessa comunidade.

"Cada livro tenta agregar algum valor na vida das mulheres. A gente tenta não falar só sobre o que aconteceu no livro, mas o que o livro reflete na sua vida", diz Andreia.

Os encontros ocorrem semanalmente, de forma online, para a discussão dos capítulos escolhidos. Ao longo do primeiro semestre, foram lidas seis obras, selecionadas pelas próprias participantes, com grupos de 8 a 10 mulheres em média.

Leituras de 2025

  • O que elas têm a dizer -  Julia Gillard
  • Primeiro eu tive que morrer - Lorena Portela
  • Deixe a peteca cair: Como as mulheres conquistam mais quando fazem menos - Tiffany Dufu
  • A Coragem para Liderar - Brené Brown
  • Mulheres invisíveis: O viés dos dados em um mundo projetado para homens - Caroline Criado-Perez
  • E eu não sou uma mulher? - Bell Hooks
ACC BrasilAndreia Marcelino