Equipe do Clèmerson Merlin Clève Advogados Associados acredita que boa advocacia tem como base diversas vivências | Análise
Análise

Equipe do Clèmerson Merlin Clève Advogados Associados acredita que boa advocacia tem como base diversas vivências

Por Clèmerson Merlin Clève Advogados Associados

1 de December de 2020 12h50

A prática da advocacia demanda dos profissionais do direito a maior diversidade possível de referências e vivências. Com a visão de que o papel profissional requer constante dedicação aos estudos e ao aperfeiçoamento, os sócios do Clèmerson Merlin Clève Advogados Associados têm buscado atuar em diversas frentes.

Além da experiência como advogado e procurador do Estado do Paraná e da República, Clèmerson Clève tem destacada trajetória acadêmica como professor doutor de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil. Também foi professor visitante, entre os anos de 2011 e 2014, do Máster Universitario en Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo e do Doctorado en Ciencias Jurídicas y Políticas da Universidad Pablo de Olavide, em Sevilha (Espanha).

Sua produção acadêmica tem sido reconhecida em todo o território nacional, sendo ele um dos constitucionalistas mais citados em acórdãos de controle de constitucionalidade do Supremo Tribunal Federal (STF). Clève também foi finalista do Prêmio Jabuti em 2015, na categoria Direito, com a obra Direitos Fundamentais e Jurisdição Constitucional. O renome do jurista o levou a ser homenageado, dando nome ao Prêmio Clèmerson Merlin Clève, promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA).

Ana Carolina Clève vem se destacando pela atuação em entidades de estudos jurídicos e intercâmbio profissional. Ela é a primeira mulher a presidir o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), na gestão 2019-2021. Seu trabalho à frente do Iprade tem sido decisivo tanto no combate à criminalização da política quanto no estímulo à participação efetiva das mulheres no processo eleitoral. Em função disso, ela também esteve à frente da organização do VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), realizado em 2020. Pela primeira vez, o mais reconhecido evento sobre o tema do Brasil foi realizado completamente on-line, devido à pandemia do novo coronavírus, e teve recorde de participantes.

Melina Breckenfeld Reck, além da intensa atuação na advocacia, notadamente nos Tribunais Superiores, possui destacável aptidão para conciliar sua experiência profissional com a vida acadêmica. É membro da Academia Paranaense de Direito Notarial e Registral, ocupando a cadeira de n. 20 que tem como patrono o Desembargador Francisco José Ferreira Muniz.