Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: Permaneço sempre atento às novas tecnologias, porém com uma avaliação bastante seletiva, para evitar modismos e focar naquilo que realmente pode agregar valor ao negócio.
Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: Meu refúgio para desconectar é a natureza. Seja na montanha, praia ou campo, caminhar pela natureza é uma atividade energizante, que recobra a consciência de quão pequenos são nossos desafios diante da realidade do universo.
Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: Sobre a Brevidade da Vida, de Sêneca. Esse livro proporciona uma visão estoica que pode nortear tanto a vida profissional quanto a vida pessoal.
Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: Sou mais impactado por exemplos de disciplina e esforço do que pelo talento natural como fator determinante para o sucesso. Um filme recente que retrata um exemplo de resiliência é Fome de Sucesso (Hunger), da Netflix.
Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: Better Call Saul é uma série que traz à tona todos os sentimentos profissionais — desde alegria, euforia, ansiedade, frustração, decepção, entre outros — e a (falta de) resiliência para lidar com alguns desses sentimentos.
Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: Tento buscar o tão difícil equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Acerto em alguns aspectos e erro em outros. O que certamente dá certo para mim é manter uma rotina de atividade física e ter um cachorro.