Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: A inovação tem que servir a um propósito, por isso penso que o fundamental é, primeiramente, conhecer bem quais são as reais necessidades. Depois, ir a campo, usar as conexões criadas e propor os desafios.
Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: O quarto do meu filho. Esse é o ambiente em que sei que só sou bem-vindo se estiver plenamente presente ali, naquelas brincadeiras, naquelas interações. Isso me faz desconectar, faz a cabeça sonhar, enriquece a vida.
Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: O Princípio de Peter (Laurence Peter e Raymond Hull), um livro já antigo e satírico, mas que pode trazer valiosas reflexões quando pensamos em nossos movimentos de carreira e nos de nossos times.
Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: Endurance (Disney+). Já valeria pela sempre incrível história de Sir Ernest Shackleton, mas este documentário mostra também o valor do preparo, da resiliência e da persistência da equipe de exploradores na busca pelos destroços do navio Endurance.
Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: Borgen (Netflix - temporada 2022), pois mostra como o talento, a preparação e a determinação podem levar a resultados marcantes, mas também o quanto o desbalanço em tudo isso pode levar as coisas — e nós mesmos — a nos perder.
Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: Balancear o imediatismo e ter a consciência de que estar atento não significa estar conectado e disponível 24 horas por dia. Outra ação meio "polêmica" é que eu realmente gosto de ir para o escritório todos os dias — funciona bem para mim, respeitando sempre o que funciona melhor para os demais.