Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: A identificação de inovações vem por meio da participação em pesquisas, fóruns, experiências e eventos que trazem conteúdo à área. A implementação ocorre após testes que apresentem resultados positivos.
Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: Para desconectar, costumo fazer atividades que prendam minha atenção a outros temas. Assim, tenho alguns hobbies, pratico esportes e viajo com a família para lugares novos que me permitam esquecer o dia a dia.
Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: O Poder do Hábito é um livro que traz exemplos de situações em que a prática sucessiva, com treinamento e motivação, consegue gerar resultados surpreendentes em qualquer área, profissão ou situação.
Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: O Destino de uma Nação demonstra bem o papel e os desafios enfrentados por um bom líder, tanto na tomada de decisões quanto nas relações que constroem a liderança.
Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: Suits é uma boa série sobre liderança em todos os sentidos. Traz aspectos importantes para o desenvolvimento pessoal, mostrando como as pessoas não devem se comportar — ou os cuidados que devem ser tomados — nas interações do mundo corporativo.
Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: Costumo separar tempo para praticar aquilo de que gosto, como hobbies, esportes e vida social.