Marcelo Martins Benevides Cunha: finalista jurídico no Análise Executivos 2025 | Análise
Análise

Marcelo Martins Benevides Cunha: finalista jurídico no Análise Executivos 2025

Na categoria de Agroindústria, o gerente jurídico da Suzano S/A figura como finalista

23 de June 19h39

Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: A transformação tecnológica atualmente evolui em um ritmo sem precedentes. Por isso, além de ter uma curiosidade genuína sobre o tema, é fundamental estar inserido em ambientes (colegas e empresas) promotores de inovação e buscar congressos, artigos e livros como fontes.

Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: Egresso de Salvador/BA, voltar à cidade natal para visitar família e amigos sempre é reenergizante e acolhedor.

Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: The Great Mental Models - General Thinking Tools (Shane Parrish). O livro faz uma análise de modelos mentais de grandes personalidades contemporâneas, como Charlie Munger e Warren Buffett, e explora nossos círculos de competência (expertises), seus limites (falta de conhecimento) e formas de expandi-los.

Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: Recentemente assisti ao filme Conclave, que explora o sigiloso processo político de eleição do novo papa. Com muita sofisticação, apresenta perfis de diversas lideranças (cardeais), entre eles engajadores, inspiracionais, mas também egóicos e autocráticos.

Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: Não sou um adepto de séries. Prefiro livros e filmes.

Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: A vida corporativa é dinâmica, intensa e consome muita energia dos nossos dias. Por isso, a preservação do bem-estar pessoal e familiar é a base e o sustentáculo para termos a resiliência e o propósito adequados para enfrentar os desafios. Alimentação, descanso e exercício são igualmente fundamentais.

Análise ExecutivosAnálise Executivos 2025Executivo jurídicoFinalista jurídicoMarcelo Martins Benevides CunhaSuzano S/A